Categoria: Sem categoria
Semae fará manutenção de válvulas na rede que abastece o Parque Itapeti, nesta quarta (10)
O Semae informa que nesta quarta-feira (10/06), das 8h às 16h, precisará interromper a distribuição de água no Parque Itapeti para manutenção de válvulas na rede de abastecimento. Há previsão de desabastecimento ao longo do dia, afetando principalmente os imóveis que não têm caixa d’água. A normalização do abastecimento será de forma gradativa, no decorrer da noite. A autarquia recomenda economia de água.
Para mais informações, os consumidores podem entrar em contato diretamente com o Semae pelos seguintes canais:
Por telefone, no número 115: atendimento de segunda a sexta, das 7h às 21h/ Sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h
Por WhatsApp, no número (11) 95807-3381: atendimento de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 17h
Junho EcoSustentável: município e entidades debaterão educação ambiental para o Rio Tietê
O Semae Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Instituto Itaquareia, realiza, na próxima quarta-feira (10/06), das 13h30 às 17h, na Escola de Governo e Gestão, o evento “Vozes do Tietê: Educação Ambiental em Debate”. A atividade, que integra a programação do Junho EcoSustentável, abordará ações educacionais para preservação do principal rio da cidade, com palestra e roda de conversa.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo link abaixo:
https://28eolp7y.forms.app/vozes-do-tiete-educacao-ambiental-em-debate
A abertura do encontro será às 14h, seguida de palestra sobre o Tietê com Cesar Pegoraro, da equipe da SOS Mata Atlântica. Às 15h20, começa a roda de conversa com o tema “Educação Ambiental no Rio Tietê”, com mediação da técnica em saneamento do Semae Jenifer Clarisse Silva.
O evento também terá a participação de representantes da Organização Não-Governamental Dia da Terra, Grupo Jacutinga, Grupo Padre Dória – Fundação Florestal e Travessia Urbana do Rio Tietê.
O Junho EcoSustentável, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente, será um mês inteiro com a programação dedicada à preservação, à educação ambiental e em cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de ações definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção do planeta e promoção de sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
A programação, que é variada, gratuita e aberta para toda a população, pode ser consultada no link abaixo:
https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/agenda-da-cidade/evento/junho-eco-sustentavel-2026
Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado de Corpus Christi
Devido ao feriado prolongado de Corpus Christi, a Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/06). O atendimento ao público será retomado na segunda (08), a partir das 8h, mas os serviços essenciais funcionarão de forma ininterrupta.
Saúde
O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal vai funcionar normalmente. A unidade tem entrada pela rua Gutterman, 577, em Braz Cubas. O Pró-Criança (rua Manoel de Oliveira, 30, Mogilar) também atenderá ininterruptamente a população. Se necessário, a Cure 192 estará em operação para remoção de pacientes.
Em outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta, 24 horas.
O Pronto Atendimento do Jardim Universo (Rua Dom Luiz de Souza, 136) e o Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes (Rua Barão de Jaceguai, 1148, Centro), também atenderão conforme expediente habitual: 24 horas.
Segurança
A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações sobre as legislações municipais, além de atendimento dos casos de urgência e emergência.
Coleta de lixo
A coleta de lixo seguirá o cronograma normal, sem alterações.
Semae
A autarquia atenderá solicitações emergenciais, como falta d’água e vazamentos, pelo telefone 115.
Mercado Municipal
Na quinta-feira, abrirá das 8h às 12h. Sexta, sábado e domingo funcionará nos horários habituais.
Mercado do Produtor
Quinta, sexta e sábado, o Mercado do Produtor “Minor Harada” funcionará sem alterações, com oferta no atacado de hortifrúti, temperos e descartáveis, das 4h às 13h horas. Aos domingos, o espaço recebe a tradicional feira varejista, das 6h às 12h.
Feiras e varejões
Ocorrerão normalmente, nos locais e horários de costume, que podem ser consultados no link abaixo:
https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/todos-os-assuntos/feiras-livres-e-varejoes
Ecopontos
Os quatro ecopontos de Mogi das Cruzes (Cezar de Souza, Jardim Armênia, Jundiapeba e Parque Olímpico) seguem o cronograma normal de funcionamento, que é de segunda a sábado, das 8h às 18h (fecham aos domingos).
Parque Centenário e Parque Leon Feffer
No feriado, os parques Centenário e Leon Feffer também estarão abertos ao público em seus horários normais: o Centenário funciona das 7h às 18h, enquanto o Leon Feffer fica aberto das 8h às 17h.
Parque da Cidade
Durante o feriado e também na sexta e no sábado, o parque ficará aberto das 6h às 20h. No domingo, das 6h às 18h.
Parque Airton Nogueira
O funcionamento na quinta, na sexta e no sábado será das 7h às 22h. No domingo, receberá o público das 7h às 18h.
Em comemoração ao Mês das Mães, Semae promove workshop sobre maternidade
Em comemoração ao Mês das Mães, o Semae Mogi das Cruzes promoveu, na tarde de quinta-feira (28/05), no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, um workshop sobre maternidade, focado na chamada “simbologia do cuidado” e ministrado pela comunicóloga, educadora parental, pesquisadora e ativista pelos direitos das mulheres e da infância, Monique Motta.
O objetivo da iniciativa é propor uma reflexão sobre a maneira como a sociedade vive o cuidado e o entendimento de como contextos históricos, sociais, religiosos, culturais e políticos resultaram na crença de que cuidar de filhas e filhos é uma função exclusiva da mãe, resultando em sobrecarga de trabalho para a mulher.
Foram duas horas de palestra e exercício em grupo para discussão de formas de encarar o cuidado com as crianças como um ato coletivo, e não apenas da mulher.
“Meu trabalho é deslocar as mulheres do lugar de culpa. Esta atividade é importante porque nomeia o desconforto que sentimos com a sobrecarga do cuidado, quando o papel é atribuído apenas para as mães”, explica Monique.
O diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, acompanhou o workshop e destacou a importância da mudança de conceitos. “O cuidado com os filhos não tem gênero. É preciso romper com a ideia de que essa é uma obrigação apenas da mulher, mas dos homens também, para que possamos ter uma sociedade igualitária e sem excesso de trabalho para as mães.”
Gestão financeira garante arrecadação dentro da previsão orçamentária
Mogi das Cruzes fechou os primeiros quatro meses de 2026 com uma arrecadação de R$ 850,7 milhões, o que corresponde a cerca de 32% do total previsto para todo o ano (R$ 2,6 bilhões) e dentro das estimativas para esta época do ano. Os principais destaques do período foram as receitas de IPTU (R$ 133,2 milhões), ISS (R$ 96,3 milhões) e as transferências de ICMS (R$ 147,6 milhões), IPVA (R$ 115,3 milhões) e Fundeb (R$ 143,9 milhões).
Os números foram apresentados na manhã desta quarta-feira (27/05), na Câmara Municipal, durante audiência pública sobre as finanças municipais no primeiro quadrimestre (janeiro a abril) de 2026, com dados da Prefeitura e autarquias (Semae e Iprem).
Do total da receita com impostos e transferências no primeiro quadrimestre (R$ 628,5 milhões), foram empenhados (reservados) R$ 294,6 milhões para a educação, o que corresponde a 46,87%, bem acima do mínimo de 25% exigido pela Constituição Federal. Para a saúde, foram reservados R$ 271 milhões nos primeiros quatro meses do ano, equivalente a 43,12% da receita – o que também supera o mínimo constitucional de 15% para a saúde.
No período analisado, as despesas com o funcionalismo ficaram em 37,23% da Receita Corrente Líquida. Os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal são 48,6% (limite de alerta), 51,3% (prudencial) e 54% (máximo).
Por fim, a Dívida Consolidada fechou em R$ 621 milhões, o que dá aproximadamente 27% da Receita Corrente Líquida dos últimos 12 meses (R$ 2,3 bilhões) e fica muito abaixo do limite definido por resolução do Senado Federal, que é de 120%.
“Fazemos um acompanhamento diário para manter o equilíbrio entre receitas e despesas, garantindo os investimentos e conquistas como a nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag), indicador da Secretaria do Tesouro Nacional. No mês passado, tivemos este reconhecimento que mede a saúde fiscal dos municípios”, destaca o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali.
Autarquias
Nos primeiros quatro meses do ano, a receita do Semae foi de R$ 105,499 milhões, o que corresponde a 31,6% do total previsto para 2026, que são R$ 333,827 milhões. O volume arrecadado no período é 4,5% maior que a receita dos primeiros quatro meses de 2025 (R$ 100,995 milhões). A diferença é de 0,8% a mais quando descontada a inflação.
O balanço do quadrimestre foi apresentado pelo diretor-geral, José Luiz Furtado, que também respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre os serviços prestados pela autarquia.
Encerrando a prestação de contas, o diretor-superintendente do Instituto de Previdência Municipal, Luiz Fernando Prado de Miranda, apresentou os dados do Iprem, que nos primeiros quatro meses de 2026 arrecadou R$ 84,1 milhões, o equivalente a 29% da estimativa de receita para o ano (R$ 287,4 milhões).
As despesas empenhadas fecharam o quadrimestre em R$ 72,9 milhões, 25% do total previsto para 2026.
A próxima audiência pública para avaliação das metas fiscais deverá ocorrer no fim de setembro, relativa ao segundo quadrimestre de 2026 (maio a agosto). As audiências cumprem uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Semae Mogi das Cruzes inicia edição 2026 do programa Educação Ambiental em Saneamento
O Semae Mogi das Cruzes iniciou, na manhã desta quinta-feira (14/05), nas escolas municipais Monteiro Lobato e Henrique Peres, a etapa 2026 do programa Educação Ambiental em Saneamento Básico, uma parceria entre a autarquia e a Secretaria Municipal de Educação, que leva a estudantes conhecimentos sobre uso consciente da água e preservação do meio ambiente.
O programa foi criado em 2024, por meio de um modelo-piloto desenvolvido inicialmente na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba, mas vem crescendo a cada ano.
Em 2025, passou a ser desenvolvido em duas escolas municipais: Monteiro Lobato, na Ponte Grande, e Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru. Em 2026, houve a inclusão da EM Henrique Peres, na Vila Industrial.
O objetivo do projeto é sensibilizar e educar os alunos sobre temas como o ciclo da água e a distribuição da água no planeta, Rio Tietê, poluição, tratamento de água, uso consciente, esgoto doméstico, reuso de água, drenagem e resíduos sólidos.
Por se tratar de alunos das séries iniciais, na maioria das vezes o trabalho educativo é feito de forma lúdica, como gincanas, plantio de árvores, montagem de quebra-cabeças e caça-palavras, entre outras atividades, sempre com a temática ambiental.
“Hoje, começamos falando do ciclo e da disponibilidade de água no mundo, mostrando o porquê é tão importante a preservação”, explica a engenheira ambiental Juliana Fernandes Machado Calmon de Jesus, que integra a Comissão de Educação Ambiental da autarquia, também formada pelos servidores Jenifer Clarisse Silva, Marli de Lima Cardoso, Matheus Mozart, Moises Sales Bento, Penha de Cássia Nogueira de Matos e Raphael Carlos dos Santos, além da estagiária Helena Cristina Torres da Silva.
Em 2026, o projeto atenderá um total de 218 alunos, na soma das três escolas.
Semae reúne servidores e organização da Festa do Divino na abertura do Subimpério
Um momento de devoção, emoção e confraternização marcou, na manhã desta segunda-feira (11/05), a cerimônia de abertura do Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo 2026, na sede do Semae Mogi das Cruzes. É o segundo ano consecutivo que a autarquia recebe este importante símbolo da tradicional festa religiosa e cultural da cidade, após mais de uma década. A oração e a bênção do Subimpério foram conduzidas pelo padre Luiz Ricardo Cândido da Silva, da Paróquia São José Operário, de Suzano, que é o assessor Eclesiástico da Associação Pró-Festa do Divino.
O evento, que reuniu servidores e devotos, contou com a participação do diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, e da adjunta, Claude Mary de Moura; da secretária municipal do Clima e Meio Ambiente, Patricia Cesare; da festeira e da capitã de mastro de 2026, Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina e Tavane Prado Rodrigues Ramos, respectivamente; do festeiro de 2025, João Pedro Mota, e da coordenadora dos Subimpérios, Márcia Andere.
“Que o Espírito Santo venha sobre este lugar, onde trabalham mais de 300 pessoas, para serem força e coragem! Que tenham sabedoria, zelo e prudência. Cada um servindo ao outro com o dom que tem”, disse padre Luiz Ricardo.
“Que tenhamos sabedoria para tomar as decisões corretas, que impactam a vida das pessoas. O serviço público é uma benção de Deus”, completou José Luiz Furtado.
A festeira Maria de Lourdes Medina e a capitã de mastro Tavane Ramos falaram sobre a importância do trabalho árduo na organização dos vários eventos da festa e de como a solidariedade dos mogianos se reflete no auxílio a entidades do município.
Assim como no ano passado, a coordenadora dos Subimpérios, Márcia Andere, ao falar sobre a tradição e importância da Bandeira do Divino, elogiou a beleza da estrutura montada no Semae. “Nos emociona um órgão público montar um subimpério tão lindo quanto este. Vocês estão de parabéns”, disse.
Após a cerimônia, foi servido um café, como forma de confraternização e encerramento.
A festa
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem mais de 400 anos de história e é um dos eventos religiosos mais tradicionais do país. A celebração nos espaços públicos reforça o vínculo entre a fé, a cultura e a identidade do povo mogiano, além de valorizar a história e vivência comunitária.
Em 2026, a festa chega a sua 413ª edição e será realizada dos dias 14 a 24 de maio, com o tema “Paz” e o lema “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”. A organização é da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo e da Diocese de Mogi das Cruzes.
Os festeiros são Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina e os capitães de mastro, Maurício de Lima Ramos e Tavane Prado Rodrigues Ramos.
A programação inclui novena na Catedral de Sant’Ana, alvoradas diárias, novenas, bênção do Império, cortejos, procissões e a tradicional Entrada dos Palmitos, além da quermesse e outras celebrações religiosas e culturais.
Semae de Portas Abertas: estudantes da Capital conhecem processo de tratamento de água
Nesta quinta-feira (30/04), pela segunda vez no mês, alunos do curso técnico de Logística da Escola Estadual Senador Paulo Egydio de Oliveira Carvalho, que fica na Vila Maria, Zona Norte da cidade de São Paulo, participaram da visita monitorada promovida pelo Semae Mogi das Cruzes, o Semae de Portas Abertas. O objetivo foi compreender a parte logística do tratamento da água.
“A relação do tratamento com a logística está na distribuição de água para a população, nos processos industriais, transporte e fornecedores de produtos químicos”, explicou a professora Regina Moreira, que ministra aulas de Compras e Suprimentos e Projetos Multidisciplinares, entre outras disciplinas.
“Fiz uma pesquisa na internet, buscando empresas que proporcionam visitas. Encontrei o Semae de Mogi das Cruzes, entrei em contato e obtive resposta rapidamente. O primeiro grupo de estudantes gostou tanto que marcamos esta nova visita e já agendamos também para a turma de Farmácia”, completou.
O programa tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre tratamento e uso consciente da água, responsabilidade com o meio ambiente e funcionamento da autarquia.
Os estudantes foram orientados pelos servidores Ivan Santos de Jesus e Beatriz de Oliveira, ambos do Departamento de Operações do Sistema de Água. Eles explicaram as diferentes fases e equipamentos do processo que transforma a água bruta – captada no rio Tietê – em água potável: coagulador, floculador, decantador e filtros, além das etapas biológica e química – que eliminam as impurezas – e adição de flúor.
Agendamento
Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita podem ligar para 4798-5715, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.
As visitas ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 8h45, com duração aproximada de 45 minutos e até 25 visitantes por turma.
Aprofundamento de poço ampliará disponibilidade de água na Chácara Guanabara
Para ampliar a disponibilidade de água na Chácara Guanabara, o Semae Mogi das Cruzes inicia, na próxima segunda-feira (04/05), uma obra para aumentar a profundidade do poço que abastece o bairro. Para realizar o serviço, será necessário suspender o abastecimento a partir das 11h de segunda até a manhã de sábado (09/05), com normalização prevista para o período da noite. A autarquia aproveitará a paralisação para limpar o reservatório e pede aos moradores que economizem água no período de interrupção.
“Aprofundar o poço possibilitará um aumento da vazão, diminuindo a possibilidade de falta d’água no Sistema Chácara Guanabara. Os trabalhos trarão um transtorno temporário, com a suspensão do abastecimento, mas visamos ao benefício duradouro da maior disponibilidade hídrica”, afirma o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.
Após a limpeza do reservatório, que será realizada na terça-feira (05/05), a caixa d’água será abastecida com caminhão-pipa, para amenizar os efeitos da paralisação do sistema.
O Departamento de Operações do Sistema de Água da autarquia informa que, atualmente, o poço tem cerca de 80 metros de profundidade, podendo chegar a aproximadamente 250 metros.
A primeira fase do Sistema de Abastecimento da Chácara Guanabara foi concluída em 2020. O investimento foi de R$ 2,4 milhões na perfuração do poço, instalação de conjunto de bombeamento e painel elétrico, além da construção do reservatório de 400 mil litros e da casa de química para tratamento da água. Inicialmente, foram atendidas as ruas Minas Gerais, Belo Horizonte, das Margaridas, das Bromélias e das Hortênsias.
No ano seguinte, houve uma ampliação de redes, levando água para as ruas Brasília, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado do Dia do Trabalhador
Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente nesta sexta-feira (01/05). O atendimento ao público será retomado na segunda (04), a partir das 8h, mas os serviços essenciais funcionarão de forma ininterrupta.
Saúde
O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal vai funcionar normalmente. A unidade tem entrada pela rua Gutterman, 577, em Braz Cubas. O Pró-Criança (rua Manoel de Oliveira, 30, Mogilar) também atenderá ininterruptamente a população. Se necessário, a Cure 192 estará em operação para remoção de pacientes.
Em outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta, 24 horas.
O Pronto Atendimento do Jardim Universo (Rua Dom Luiz de Souza, 136) e o Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes (Rua Barão de Jaceguai, 1148, Centro), também atenderão conforme expediente habitual: 24 horas.
Segurança
A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações sobre as legislações municipais, além de atendimento dos casos de urgência e emergência.
Coleta de lixo
A coleta de lixo seguirá o cronograma normal, sem alterações.
Semae
A autarquia atenderá emergências, como falta de água e vazamentos, pelo telefone 115.
Mercado Municipal
Abrirá das 8h às 12h. Sábado e domingo funcionará nos horários habituais.
Mercado do Produtor (Minor Harada)
Funcionará normalmente nesta sexta-feira, das 4h às 13h.
Feiras
Ocorrerão normalmente na sexta-feira, nos locais e horários de costume, conforme abaixo.
Das 7h às 12h30: Alto do Ipiranga (avenida Maria Osório do Valle – feira), Alto São João (rua João Mariano Franco – feira) e Braz Cubas (pátio da rua Guthermann – varejão).
Das 13h às 17h: Mogilar (avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550 – peixes ornamentais).
Das 17h às 22h: Mogilar (avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550 – Feira Noturna)
Ecopontos
Os quatro ecopontos de Mogi das Cruzes (Cezar de Souza, Jardim Armênia, Jundiapeba e Parque Olímpico) abrirão normalmente na sexta-feira, das 8h às 18h.
Parque Centenário e Parque Leon Feffer
No feriado, os parques Centenário e Leon Feffer também estarão abertos ao público em seus horários normais: o Centenário funciona das 6h às 18h, enquanto o Leon Feffer fica aberto das 8h às 17h.
Parque da Cidade e Parque Airton Nogueira
No feriado, o Parque Airton Nogueira receberá o público das 7h às 22h. Já o Parque da Cidade funcionará em seu horário normal: das 6h às 20h.

