Tag: Subimpério
Semae reúne servidores e organização da Festa do Divino na abertura do Subimpério
Um momento de devoção, emoção e confraternização marcou, na manhã desta segunda-feira (11/05), a cerimônia de abertura do Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo 2026, na sede do Semae Mogi das Cruzes. É o segundo ano consecutivo que a autarquia recebe este importante símbolo da tradicional festa religiosa e cultural da cidade, após mais de uma década. A oração e a bênção do Subimpério foram conduzidas pelo padre Luiz Ricardo Cândido da Silva, da Paróquia São José Operário, de Suzano, que é o assessor Eclesiástico da Associação Pró-Festa do Divino.
O evento, que reuniu servidores e devotos, contou com a participação do diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, e da adjunta, Claude Mary de Moura; da secretária municipal do Clima e Meio Ambiente, Patricia Cesare; da festeira e da capitã de mastro de 2026, Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina e Tavane Prado Rodrigues Ramos, respectivamente; do festeiro de 2025, João Pedro Mota, e da coordenadora dos Subimpérios, Márcia Andere.
“Que o Espírito Santo venha sobre este lugar, onde trabalham mais de 300 pessoas, para serem força e coragem! Que tenham sabedoria, zelo e prudência. Cada um servindo ao outro com o dom que tem”, disse padre Luiz Ricardo.
“Que tenhamos sabedoria para tomar as decisões corretas, que impactam a vida das pessoas. O serviço público é uma benção de Deus”, completou José Luiz Furtado.
A festeira Maria de Lourdes Medina e a capitã de mastro Tavane Ramos falaram sobre a importância do trabalho árduo na organização dos vários eventos da festa e de como a solidariedade dos mogianos se reflete no auxílio a entidades do município.
Assim como no ano passado, a coordenadora dos Subimpérios, Márcia Andere, ao falar sobre a tradição e importância da Bandeira do Divino, elogiou a beleza da estrutura montada no Semae. “Nos emociona um órgão público montar um subimpério tão lindo quanto este. Vocês estão de parabéns”, disse.
Após a cerimônia, foi servido um café, como forma de confraternização e encerramento.
A festa
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem mais de 400 anos de história e é um dos eventos religiosos mais tradicionais do país. A celebração nos espaços públicos reforça o vínculo entre a fé, a cultura e a identidade do povo mogiano, além de valorizar a história e vivência comunitária.
Em 2026, a festa chega a sua 413ª edição e será realizada dos dias 14 a 24 de maio, com o tema “Paz” e o lema “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”. A organização é da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo e da Diocese de Mogi das Cruzes.
Os festeiros são Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina e os capitães de mastro, Maurício de Lima Ramos e Tavane Prado Rodrigues Ramos.
A programação inclui novena na Catedral de Sant’Ana, alvoradas diárias, novenas, bênção do Império, cortejos, procissões e a tradicional Entrada dos Palmitos, além da quermesse e outras celebrações religiosas e culturais.
Semae Mogi das Cruzes recebe Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo 2025
Após mais de uma década, o Semae Mogi das Cruzes voltou a receber o Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo. A prefeita Mara Bertaiolli participou da cerimônia, que reuniu servidores e membros da organização da grande festa religiosa e cultural da cidade. A oração e a bênção do Subimpério foram conduzidas pelo padre Luiz Ricardo Cândido da Silva, da Paróquia São José Operário, de Suzano, que é o assessor Eclesiástico da Associação Pró Divino.
“O Espírito Santo nos lembra a diversidade dos dons e carismas. As pessoas que aqui trabalham têm muitos dons. Que peçamos sabedoria e prudência para usar os dons do Espírito Santo em nossas vidas”, disse padre Luiz Ricardo, relacionando a mensagem ao trabalho de cada dia. “Um desejo de Deus para nós é que demos frutos. Por isso, no nosso ganha-pão, oremos pelos que trabalham conosco”.
A prefeita destacou que sua presença na cerimônia era, antes de tudo, como devota do Divino Espírito Santo, e lembrou que a decisão de abrir novamente um Subimpério no Semae é uma forma de fortalecimento da tradição.
“Independentemente da religião e crença de cada um, é uma forma de respeitarmos o passado da nossa cidade, com uma festa que é tradição, que é família. Obrigado por abrirem as portas da autarquia novamente ao Subimpério, que seja um sinal de muitas graças”.
O diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, agradeceu a presença da prefeita, do padre Luiz Ricardo, membros da organização da festa e dos servidores que puderam comparecer, citando a passagem bíblica em que Jesus afirma “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”.
“Aproveito para pedir a vocês que orem pelos colegas que não puderam estar aqui. Somos um serviço que não pode parar, e lembremos como é gratificante atender e fazer o bem às pessoas por meio do nosso trabalho”.
Também participaram da cerimônia o festeiro João Pedro Mota e a coordenadora dos Subimpérios, Márcia Andere, que explicaram a tradição, os símbolos e a mensagem da festa.
“Estou emocionada com a beleza deste Subimpério. Parabéns às pessoas que foram muito inspiradas para montá-lo”, disse Márcia. “Montar um ambiente como este demonstra que vocês têm fé e têm também humildade, pois para trabalhar no serviço público é necessário ter humildade”, afirmou o festeiro.
Após a cerimônia, foi servido um café, como forma de confraternização e encerramento.
A festa
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes tem mais de 400 anos de história e é uma das celebrações religiosas mais tradicionais do país. Esta é a 412ª edição, com o tema “Fé, humildade e meio ambiente” e o lema “Ensinai-nos a contemplar o esplendor da criação”
Em 2025, a festa será realizada dos dias 29 de maio a 8 de junho, com organização da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo e da Diocese de Mogi das Cruzes.
A programação inclui novena na Catedral de Sant’Ana, alvoradas diárias, Troca das Bandeiras, Bênção do Império, cortejos, procissões e a tradicional Entrada dos Palmitos, além da quermesse e outras celebrações religiosas e culturais. A festa pode ser reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, já que a Festa do Divino de Mogi das Cruzes é considerada a maior e mais antiga festa de devoção ao Espírito Santo no país.

