Tag: rio Tietê
Junho EcoSustentável: município e entidades debaterão educação ambiental para o Rio Tietê
O Semae Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Instituto Itaquareia, realiza, na próxima quarta-feira (10/06), das 13h30 às 17h, na Escola de Governo e Gestão, o evento “Vozes do Tietê: Educação Ambiental em Debate”. A atividade, que integra a programação do Junho EcoSustentável, abordará ações educacionais para preservação do principal rio da cidade, com palestra e roda de conversa.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo link abaixo:
https://28eolp7y.forms.app/vozes-do-tiete-educacao-ambiental-em-debate
A abertura do encontro será às 14h, seguida de palestra sobre o Tietê com Cesar Pegoraro, da equipe da SOS Mata Atlântica. Às 15h20, começa a roda de conversa com o tema “Educação Ambiental no Rio Tietê”, com mediação da técnica em saneamento do Semae Jenifer Clarisse Silva.
O evento também terá a participação de representantes da Organização Não-Governamental Dia da Terra, Grupo Jacutinga, Grupo Padre Dória – Fundação Florestal e Travessia Urbana do Rio Tietê.
O Junho EcoSustentável, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente, será um mês inteiro com a programação dedicada à preservação, à educação ambiental e em cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de ações definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção do planeta e promoção de sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
A programação, que é variada, gratuita e aberta para toda a população, pode ser consultada no link abaixo:
https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/agenda-da-cidade/evento/junho-eco-sustentavel-2026
Semae Mogi das Cruzes e UMC firmam acordo de cooperação para pesquisa sobre rio Tietê
O Semae e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) firmaram, na segunda-feira (26/01), um acordo de cooperação mútua para projeto de pesquisa em políticas públicas denominado “Travessia urbana do Rio Tietê: desafios socioambientais e seus reflexos na saúde única”. A meta é gerar conhecimentos sobre a qualidade da água e as estratégias de uso do solo das margens e utilizar esses dados para formulação de políticas públicas de proteção, conservação e recuperação de áreas de várzea do principal manancial da cidade.
O trabalho será financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A previsão é de que a pesquisa seja desenvolvida em quatro anos. Nos primeiros dois anos, a meta é consolidar os indicadores biológicos (flora, abelhas, peixes e microbiota), qualidade da água/solo e diagnóstico participativo com agricultores.
No terceiro ano, pretende-se implementar um banco de dados e aplicativo de tecnologia social, além de ações de integração (oficinas e mutirões de limpeza). No quarto e último período, a proposta é elaborar minutas para o Programa Renasce Tietê e regulamentação da Lei Municipal 7.524 (que dispõe sobre o manejo, resgate, captura e remoção de abelhas africanizadas e nativas no Município de Mogi das Cruzes).
A participação do Semae será por meio do Departamento de Operações do Sistema de Esgotamento Sanitário, tendo como responsável o chefe de Divisão Rafael Regueiro, que fornecerá dados de saneamento, acompanhará o desenvolvimento da pesquisa e liderará a aplicação dos resultados na gestão municipal.
A autarquia também disponibilizará técnicos para validação de dados, logística para ações comunitárias e infraestrutura de rede/dados.
Não haverá transferência de recursos financeiros entre o Semae e a UMC. O financiamento do projeto será integralmente pela Fapesp, com a gestão dos recursos feita pela universidade, por meio da pesquisadora responsável, a professora doutora Tatiana Ribeiro de Campos Mello, coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação e de Mestrado em Políticas Públicas, a quem caberá também a coordenação científica e entrega dos relatórios técnicos.
“Esta parceria com a UMC unirá o conhecimento científico da universidade com o trabalho técnico realizado pelo Semae, o que é importante para reforçar nossa política pública de saneamento, saúde pública e preservação ambiental, com melhores resultados para proteger nosso rio mais importante, o Tietê”, avalia a prefeita Mara Bertaiolli.
“Estamos falando de uma instituição de ensino muito tradicional em Mogi das Cruzes. Este trabalho conjunto fortalecerá a nossa atuação e estamos à disposição para contribuir com dados técnicos para e elaboração da pesquisa e seus efeitos práticos para o meio ambiente”, destaca o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.
“Este projeto traduz a vocação histórica da pós-graduação da UMC de colocar a pesquisa a serviço da cidade”, afirma a professora doutora Tatiana Mello.
“É uma iniciativa ousada e grandiosa que, graças à parceria com o Semae, a Prefeitura Municipal e ao financiamento da Fapesp, poderá ser desenvolvida pelos pesquisadores e alunos dos nossos programas de mestrado e doutorado, gerando impactos concretos no meio ambiente, na saúde e na qualidade de vida dos moradores de Mogi e região”, completa a coordenadora de pesquisas da universidade.

