Atualize seu cadastro!

Para ter acesso à todos os serviços online, precisamos que seu cadastro esteja atualizado. Clique aqui

Semae finaliza obras de modernização do abastecimento na Vila Aparecida, em Cezar

05 out 2021

Semae finaliza obras de modernização do abastecimento na Vila Aparecida, em Cezar

Bairros beneficiados pela setorização leste vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, Cezar de Souza (foto), Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety (Foto: Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) finalizou as obras para redução de perdas e modernização da distribuição de água na Vila Aparecida. Neste bairro do distrito de Cezar de Souza, a autarquia instalou válvulas de manobra e equipamentos para controle de pressão e vazão; interligou redes de abastecimento e localizou (com o uso de equipamento de detecção de massa metálica) válvulas de manobra que estavam enterradas e foram reintegradas ao sistema.

As intervenções incluíram o uso de um software de modelagem hidráulica para simular a operação do sistema de distribuição de água – programa que possibilita estudar e prever soluções para eventuais problemas na rede; fez testes de estanqueidade e uma varredura com equipamento específico para detecção de vazamentos não visíveis, além de implantar serviços de telemetria (comunicação sem fio) de dados para o Centro de Controle Operacional.

No bairro vizinho da Vila Nova Aparecida, onde o Semae realizou obras semelhantes, os trabalhos estão em fase final.

Esses investimentos integram a setorização do abastecimento da região leste da cidade, que é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.

Com distritos de medição menores fica mais fácil identificar vazamentos para direcionamento mais rápido das equipes de manutenção. Além disso, com mais controladores de pressão, é possível manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações.

Os bairros beneficiados pela setorização leste são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê. O investimento total previsto é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

Atualmente, os serviços seguem em andamento no Jardim Maricá e avenida Lothar Waldemar Hoehne (Via Perimetral), onde está em implantação uma nova tubulação entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá – uma obra importante para aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade, que inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó.