Setorização do abastecimento avança na região leste da cidade; objetivo é agilizar manutenções e reduzir perdas

10 fev 2021

Setorização do abastecimento avança na região leste da cidade; objetivo é agilizar manutenções e reduzir perdas

Hidrômetros de grande porte instalados na rede permitirão melhor controle da distribuição (Foto: Semae)

As obras de setorização (divisão de uma grande área de abastecimento em sistemas menores) que estão sendo executadas pelo Semae na região leste da cidade avançam e chegam a 35% de execução. O objetivo da autarquia é agilizar manutenções e diminuir perdas de água, por meio do remanejamento da rede de distribuição e instalação de equipamentos para controle de pressão e vazão. O investimento é de R$ 6,7 milhões.

O setor de abastecimento leste é toda região atendida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro. Os bairros abrangidos vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapeti, ao longo da margem direita do rio Tietê. As obras atualmente estão concentradas em Cezar de Souza.

As setorizações estão previstas no Plano Diretor do Semae e consistem em subdividir grandes redes de distribuição em sistemas menores, chamadas de zonas de abastecimento e setores de controle, com operação independente. Isso facilita a manutenção, o controle do consumo e a identificação de vazamentos.

Outro benefício é a redução de consumo de energia em unidades de bombeamento, devido ao melhor controle da distribuição.

O projeto contempla várias intervenções, como instalação de válvulas de manobras, ventosas, válvulas de descarga, interligações de rede, pontos de monitoramento de pressão, instalação de redes de distribuição de água, válvulas redutoras de pressão, macromedidores (hidrômetros de grande porte, instalados na rede), detecção de vazamentos não visíveis e telemetria de controle (medição à distância).

Para a realização dessas intervenções, é necessário fechar alguns registros, com interrupções pontuais do fornecimento de água por poucas horas, em bairros ou trechos específicos.

De acordo com o Departamento Técnico do Semae, distritos de medição menores facilitam a identificação de vazamentos, o que agiliza também o trabalho das equipes de manutenção. Além disso, com mais controladores de pressão, é possível manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações.

Pacote de investimentos
Uma das regiões que mais crescem na cidade, Cezar de Souza também receberá um pacote de investimentos na área de saneamento. Está em andamento o processo de licitação para projeto executivo e obras de melhoria e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste de Mogi das Cruzes.

São previstas uma série de intervenções a serem implantadas nos principais processos e operações para ampliação da capacidade da ETE, passando de 142 para 460 litros de esgoto tratado por segundo. O investimento previsto é de R$ 45,7 milhões.

O pacote de investimentos para o distrito de Cezar de Souza, a ser financiado parcialmente pela Corporação Andina de Fomento (CAF), é um conjunto de ações nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e saneamento, com objetivo de modernizar toda a região leste do município.