Semae registra três furtos de cabos e equipamentos em estações de esgoto e trabalha para reparar danos

27 set 2023

Semae registra três furtos de cabos e equipamentos em estações de esgoto e trabalha para reparar danos

Estação Elevatória do Semae localizada na Avenida Olavo Bilac, na Vila São Paulo, foi alvo de furto (Divulgação/Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) registrou três casos de furtos de cabos e equipamentos em estações elevatórias de esgoto desde o final de semana. Os casos aconteceram no dia 21 de setembro, na Estação localizada na rua Olavo Bilac, 101 (Vila São Paulo); no dia 22 de setembro, na Estação localizada na rua Catarina Carrera Marcatto, s/nº (Cezar de Souza); e no dia 23 de setembro, na avenida Francisco Rodrigues Filho, 8201 (Botujuru). Foram registrados boletins de ocorrência para todos os casos e os técnicos da autarquia trabalham atualmente para reparar os danos, buscando normalizar a prestação de serviços à população. 

As três unidadas contam com alarme, monitoramento e ronda móvel. De acordo com o Semae, a ronda e a Polícia Militar foram acionadas e constataram os furtos. Ninguém foi capturado, mas foram encontradas no local ferramentas que, provavelmente, foram utilizadas pelos criminosos.

Os furtos incluíram cabos e equipamentos utilizados no sistema de automação das estações. Esses sistemas são projetados de acordo com as especificações de cada unidade, portanto, precisam ser encomendados – não são produtos fabricados em larga escala, o que facilitaria sua reposição. Mesmo assim, no final de semana o Departamento de Manutenção de Esgoto conseguiu retomar de forma paliativa o funcionamento da estação do Botujuru.

Nos casos das estações de Cezar de Souza e Sabaúna, o Semae atualmente está fazendo um orçamento dos itens que precisam ser adquiridos, para em seguida realizar um processo de aquisição. Enquanto esse processo acontece, podem ocorrer extravasamentos pontuais, uma vez que o sistema de bombeamento de esgoto não vem operando em sua capacidade operacional plena.

O diretor-geral do Semae, Francisco Cochi Camargo, lamenta as ocorrências e afirma que as equipes técnicas da autarquia foram orientadas a trabalhar para normalizar a situação o mais rápido possível: “São pequenos furtos, mas que que causam grandes prejuízos para o funcionamento do sistema e que acabam afetando muitas pessoas. Estamos atuando para repor as peças e retomar a operação do sistema com o máximo de celeridade possível”, afirmou.