Semae reestrutura área de armazenamento e operação de cloro para tratamento de água

12 abr 2024

Semae reestrutura área de armazenamento e operação de cloro para tratamento de água

Mudança reduzirá necessidade de manuseio de cilindros, já que descarga e içamento serão feitos por caminhão munck (Foto: Julio Nogueira/Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou a construção de um novo módulo para armazenamento e operação dos cilindros de cloro utilizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. A medida está sendo adotada ouvindo sugestões de servidores que atuam na operação e tem como objetivo melhorar as condições de trabalho, com aumento da segurança e da ergonomia.

A estrutura é formada por um módulo deslizante para abertura e fechamento. A mudança reduzirá a necessidade de manuseio dos cilindros por parte dos operadores, já que tanto a descarga quanto o içamento serão feitos diretamente por caminhão munck da empresa fornecedora do cloro.

A nova estrutura integra um pacote de ações para melhorias na ETA Centro, como a primeira etapa de modernização do tratamento de água, com melhorias no sistema de filtragem, concluída no ano passado.

O novo procedimento para lavagem dos filtros deixou a operação mais moderna e eficiente. O que era feito de forma mecânica e hidráulica, com uso de painéis da década de 1990, agora é operado por um painel digital sensível ao toque, o que garante mais segurança operacional e agilidade para abertura e fechamento de válvulas e acionamento de bombas, já que muitas delas tinham de ser ligadas manualmente.

A primeira etapa de modernização do tratamento na ETA Centro contempla ainda a reforma dos filtros convencionais com instalação de linha de ar para retrolavagem para modernizar os procedimentos e prolongar a vida útil dos filtros, que são estruturas importantes para garantia da qualidade no tratamento.

A autarquia reformou a estrutura e impermeabilizou os filtros, substituiu válvulas e instalou os equipamentos de automação, como transmissores de nível, painéis de comando, infraestrutura de cabeamento e comunicação de dados, entre outros.

A nova forma de lavagem, com o uso de linha de ar, além de mais efetiva para a limpeza, proporciona economia de água – que acordo com o departamento responsável pelo tratamento e distribuição, chega a 62,5 milhões de litros por mês, volume suficiente para abastecer 12,5 mil pessoas, também mensalmente.

Em 2021, também na ETA Centro, a autarquia concluiu a implantação de um novo sistema para aumentar a agilidade durante a limpeza dos decantadores (tanques utilizados para remoção de partículas).

O sistema era composto por três decantadores, com dois pontos de limpeza por jateamento cada um. Após as intervenções, passaram a ser cinco pontos por decantador.

O Semae também reformou outros seis filtros auxiliares da ETA Centro, o que deu mais eficiência ao processo de produção e distribuição de água potável: as seis unidades tiveram um acréscimo na capacidade total de tratamento, passando de 120 para 180 litros de água por segundo – um volume equivalente à capacidade média de tratamento de toda ETA Leste, no Socorro, por exemplo.