Semae recebe 6º filtro reformado; medida melhora capacidade de tratamento de água

12 nov 2021

Seis filtros passaram por reforma e vão proporcionar mais eficiência ao processo de produção e distribuição de água potável (Foto: Julio Nogueira/Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) recebeu, nesta sexta-feira (12/11), o último de seis filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro que passaram por reforma para proporcionar mais eficiência ao processo de produção e distribuição de água potável.

Concluído este trabalho, as seis unidades passam a ter um acréscimo na capacidade de tratamento, passando de 120 para 180 litros de água por segundo – um volume equivalente à capacidade média de tratamento de toda ETA Leste, no Socorro, por exemplo.

A reforma incluiu a substituição de ramais, difusores, crepinas (componentes para retenção de partículas sólidas) e demais elementos filtrantes, além de pintura própria para estruturas sujeitas a umidade constante.

O investimento foi de R$ 550 mil.

A reforma dos filtros acompanha outras ações para melhorar a eficiência na operação da distribuição de água. No primeiro semestre deste ano, também na ETA Centro, o Semae concluiu a implantação de um novo sistema para aumentar a agilidade durante a limpeza dos decantadores (tanques utilizados para remoção de partículas).

O sistema é composto por três decantadores, com dois pontos de limpeza por jateamento cada um. Após as intervenções, passaram a ser cinco pontos por decantador.

No ano passado, a autarquia instalou um segundo tanque de geocálcio (hidróxido de cálcio), produto alcalinizante utilizado no tratamento da água. Com capacidade de 50 mil litros, a unidade possibilitou ao Semae armazenar o dobro da substância, o que deu mais autonomia no processo de tratamento e maior reserva operacional. Outra vantagem é que o segundo tanque facilita as manutenções, pois quando uma unidade estiver parada para eventuais reparos, a outra pode seguir em funcionamento, sem interrupções no tratamento da água.