Atualize seu cadastro!

Para ter acesso à todos os serviços online, precisamos que seu cadastro esteja atualizado. Clique aqui

Semae planta mais de mil árvores no Parque Leon Feffer; Cetesb aprova compensação ambiental

12 fev 2021

Semae planta mais de mil árvores no Parque Leon Feffer; Cetesb aprova compensação ambiental

Plantio foi realizado em 2018, mas Cetesb segue com monitoramento devido ao tempo para acompanhar crescimento das espécies

O trabalho de compensação ambiental realizado pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) com o plantio de 1.100 mudas de árvores numa área de 4.400 metros quadrados no Parque Leon Feffer, na Vila São Francisco, foi aprovado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A autarquia firmou termos de compromisso com a companhia estadual para compensação ambiental em parques municipais devido a obras de saneamento na cidade.

Além dessas 1.100 árvores, o Semae plantou outras 2.805, somando um total 3.905 mudas. O trabalho foi realizado em 2018, mas a Cetesb segue com o monitoramento devido ao tempo para acompanhar o crescimento das espécies e manutenção das áreas verdes.

A Divisão de Meio Ambiente da autarquia informa que foram plantadas 2.700 mudas no Parque Leon Feffer (as 1.100 já avaliadas e outras 1.600 mil em fase de monitoramento), 390 no Parque Centenário e 815 no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza – as duas áreas também estão em fase de acompanhamento pela Cetesb.

Todas as árvores são nativas da região. Dentre as espécies frutíferas há a Jaboticabeira, a Laranjeira-do-Mato, a Goiaba-Branca, o Pequi e a Pitangueira.

No Leon Feffer, a proposta é de restauração ecológica, com espécies como Aroeira-Pimenteira, Canelinha, Goiaba-do-Mato, Pau-Brasil, Paineira e mais 16 espécies.

No Parque Centenário, o objetivo é a arborização paisagística. Para isso, foram plantadas Aroeira-Salsa, Jerivá, Quaresmeira e Canafístula, entre outras.

Na ETE Leste, começa a tomar forma uma cortina vegetal entre a estação e o Parque Centenário, com Aroeira-Pimenteira e Sansão do Campo.

Cobertura verde
O plantio de 3,9 mil mudas pelo Semae também integra o programa da Prefeitura de Mogi das Cruzes para ampliar a cobertura verde da cidade, com plantio pelas equipes da administração e com doação de mudas feita pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, para incentivo à população. As doações são por meio do viveiro de mudas do Parque Leon Feffer.