Semae participa do lançamento do UniversalizaSP, programa do Governo do Estado para universalização do saneamento

20 jul 2023

Segundo o governo, iniciativa vai agilizar universalização do saneamento em São Paulo (Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP)

O diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Francisco Cochi Camargo, os diretores da autarquia Anderson Amorim (Esgotamento Sanitário) e Silvio Kinukawa (Departamento Técnico), e o consultor da Prefeitura de Mogi das Cruzes José Valverde Machado Filho, participaram, na terça-feira (18/07), do lançamento do programa UniversalizaSP, do Governo do Estado de São Paulo, que oferecerá apoio técnico a municípios para alcançar, até 2033, 99% da população com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto, que são as metas previstas pelo Novo Marco do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020).

O governador Tarcísio de Freitas assinou o decreto que institui o programa. Segundo o governo, a iniciativa vai agilizar a universalização dos serviços de saneamento em São Paulo.

O UniversalizaSP prevê que o Governo do Estado apoie tecnicamente os municípios que operam serviços próprios de saneamento. Entre os itens serão oferecidos estão a avaliação do arcabouço jurídico vigente e os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, jurídica e ambiental da prestação dos serviços, entre outros.