Semae Mogi das Cruzes lança aplicativo para agilizar acesso aos serviços da autarquia
01 set 2025

Aplicativo possibilitará comunicação rápida para consultar faturas e histórico de consumo, solicitar emissão de segunda via e acompanhar solicitações (Foto: Julio Nogueira/Semae)
O Semae Mogi das Cruzes lançou um aplicativo para facilitar o acesso dos consumidores aos principais serviços da autarquia. O recurso está disponível para dispositivos Android e Apple (iOS), e possibilitará comunicação rápida para consultar faturas e histórico de consumo, solicitar emissão de segunda via e acompanhar solicitações.
Entre as opções está a possibilidade de relatar problemas como vazamentos, falta d’água ou outras ocorrências; acessar a página de notícias no site do Semae; solicitar restituição de pagamento em duplicidade e pedir alteração de dados cadastrais e titularidade, entre outros.
Uma das facilidades é que, ao clicar em “Segunda via” e escolher o mês de referência, o consumidor tem as opções de solicitar o envio da conta por e-mail ou de copiar o código de barras para pagamento pelo aplicativo do banco.
Há o ícone do código PIX, mas esta alternativa de pagamento ainda não está disponível.
Para usar o app, é só entrar na loja de aplicativos Play Store ou App Store e pesquisar por “Semae Mogi das Cruzes”. Após a instalação, basta seguir as orientações na tela para realizar o cadastro com os dados do consumidor titular da conta, além de e-mail e senha que serão utilizados para acesso.
Veja também o arquivo “Saiba como baixar e usar o App do Semae Mogi das Cruzes”, anexado abaixo
“Esta é mais uma opção de atendimento. Nosso objetivo é conectar os consumidores com nossos serviços, de forma mais prática, diminuindo o uso de papel e a necessidade de buscar serviços de forma presencial”, afirma o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA AGÊNCIA VIRTUAL
Além do aplicativo, outra alternativa ao atendimento presencial é a Agência Virtual, que pode ser acessada no site da autarquia (semae.sp.gov.br), na aba “Agência Virtual” – que fica no topo da página inicial –, ou diretamente no endereço eletrônico agenciavirtual.semae.sp.gov.br/consumidor.
Pela agência, também é possível acessar a segunda via da conta de forma simplificada, fazer simulação de consumo e solicitar segunda via de carnês e certidão negativa de débitos.
Será necessário fazer a atualização cadastral – o que unificará o cadastro e acesso para ambos os serviços (aplicativo e Agência Virtual). O objetivo é garantir mais segurança ao usuário, em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018 e suas posteriores alterações).
O que mudará?
O login, que era feito apenas com o número do cadastro do consumidor na autarquia (que fica destacado no canto superior esquerdo da conta de água) e o CPF. Na atualização, será necessário informar outros dados pessoais, como endereço e telefone de contato, além de cadastrar e-mail e senha (que passarão a ser as informações solicitadas para o login).
A não atualização inviabilizará o acesso aos serviços da Agência Virtual (pessoas que não têm e-mail ainda conseguirão obter a segunda via de conta utilizando somente o número do cadastro).