Atualize seu cadastro!

Para ter acesso à todos os serviços online, precisamos que seu cadastro esteja atualizado. Clique aqui

Semae intensifica ações no sistema de distribuição de água para melhorar abastecimento

06 abr 2021

Semae intensifica ações no sistema de distribuição de água para melhorar abastecimento

Processo de limpeza de decantador na Estação de Tratamento de Água Centro (Foto: Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) intensifica as ações para melhorar a eficiência na operação da distribuição de água. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro está em andamento a implantação de um novo sistema para aumentar a agilidade durante a limpeza dos decantadores (tanques utilizados para remoção de partículas sólidas ou Iodos em suspensão na água). Atualmente o sistema é composto por três decantadores, com dois pontos de limpeza por jateamento cada um. Após as intervenções, serão cinco pontos por decantador.

“Assim, será mais curto o período necessário para executar a limpeza periódica dos decantadores, resultando em menos tempo de operação com vazão reduzida”, explica a diretora do Departamento de Operações do Sistema de Água da autarquia, Milena Forte.

Também foram realizados ajustes na operação de algumas bombas, resultando em pressões de abastecimento mais uniformes, mesmo nos períodos entre 10h e 15h (quando o consumo é mais intenso) e das 23h às 5h (que tem consumo bem abaixo da média).

Todo esse trabalho visa a minimizar as variações de pressão e vazão a que os 1.200 quilômetros de tubulação (extensão da rede de abastecimento de água do Semae) são submetidos, garantindo um fornecimento de água mais uniforme ao longo do dia.

“Os consumidores também podem contribuir com essas ações quando mantêm suas caixas d’água em boas condições”, alerta a diretora.

Assim como o sistema de abastecimento precisa de reparos, os reservatórios nas residências também necessitam de manutenções e limpezas para funcionar de maneira adequada. O Semae recomenda aos moradores que verifiquem periodicamente as condições das caixas d’água, principalmente a situação da tampa e da boia que regula a entrada de água.