Semae instala equipamento para tratamento de esgoto no Parque Leon Feffer

05 out 2023

Semae instala equipamento para tratamento de esgoto no Parque Leon Feffer

Biodigestor adquirido pelo Semae proporcionará melhor destinação dos resíduos no Parque Leon Feffer (Foto: Warley Kenji/PMMC)

O Semae iniciou, nesta quinta-feira (05/10), a operação de um biodigestor destinado ao processamento de matéria orgânica para tratamento de esgoto, no Parque Leon Feffer. O equipamento atenderá a base da Polícia Ambiental instalada no parque. O início da operação foi acompanhado pelo diretor-geral da autarquia, Francisco Cochi Camargo, pelos diretores Anderson Amorim (Departamento de Esgoto) e Sílvio Kinukawa (Departamento Técnico) e pelo assessor de Planejamento Estratégico Marcelo Prestes, além de outros representantes do Semae.

Também estiveram presentes o capitão Daniel Jatobá, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, responsável pela região do Alto Tietê, e o tenente Edson Alves de Lima, comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental, que atua em Mogi das Cruzes. Eles agradeceram o atendimento, que já aguardavam há mais de 8 anos.

“O biodigestor foi adquirido pelo Semae e proporcionará uma melhor destinação dos resíduos no parque. Agradeço à Polícia Ambiental, pela parceria, e aos técnicos da autarquia que fizeram um importante trabalho de pesquisa para solução definitiva para o esgoto neste local, conforme determinação do prefeito Caio Cunha, que não queria algo apenas paliativo”, destacou Cochi.

O biodigestor pode ser instalado em casas, empresas, condomínios, chácaras, sítios, fazendas etc. O esgoto afluente entra pelo tubo e é levado até a parte inferior do tanque, onde as partículas sólidas ficam depositadas.

Em seguida, ocorre a separação entre a parte sólida (que é decantada) e a parte líquida, que é conduzida até o filtro anaeróbio, seguindo um fluxo ascendente. A parte sólida retida entra em processo de digestão biológica por meio dos microrganismos presentes no próprio material coletado.

Este sistema é o único no mercado que une quatro benefícios no mesmo aparelho. Ele substitui o tanque séptico e o filtro anaeróbio, além de aumentar a eficiência do tratamento. Composto por microrganismos que aceleram o processo de degradação da matéria orgânica, o equipamento trata efluentes de maneira segura e ecologicamente correta, eliminando a contaminação do solo e, consequentemente, dos corpos d’água.