Semae inicia atendimento por caminhões-pipa a moradores do Jardim Vieira

02 jun 2021

Semae inicia atendimento por caminhões-pipa a moradores do Jardim Vieira

Caminhão-pipa abastece Jardim Vieira, na região do Taboão

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes iniciou, nesta sexta-feira (02/06), o abastecimento por caminhões-pipa para o Jardim Vieira, na região do Taboão. A iniciativa é uma medida provisória, enquanto a autarquia busca uma solução definitiva para o bairro, que é um núcleo urbano isolado na Serra do Itapeti, onde não há rede de abastecimento público. A alternativa estava em estudo desde o início deste ano.

Por ser um loteamento isolado e distante da área urbana, a solução mais adequada para o Jardim Vieira é a implantação de um sistema autônomo de abastecimento, com poço, casa de química para tratamento da água e reservatório, como foi feito em bairros como Chácaras Guanabara.

No entanto, não é possível, no momento, fazer estimativas precisas de valor e prazo, pois serão necessários detalhados estudos técnicos e projetos.

O Semae explica que não é um processo simples: somente os estudos hidrológicos mostraram que a região do Jardim Vieira apresenta solo rochoso composto por quartzito, mármore, metacalcário e outros. Naquela região, estima-se profundidades elevadas para encontrar água de boa qualidade, segundo os levantamentos preliminares.

Levando em consideração a composição do solo e a profundidade do poço, os investimentos poderão exceder a ordem de R$ 2 milhões para criação de um poço e rede, sem considerar os custos de operação.

Importante salientar ainda a necessidade de outorga do Governo do Estado (Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE) para permissão de perfuração e uso da água subterrânea.

Setorização
A prestação deste serviço ao Jardim Vieira foi possível porque o Semae concluiu a ligação de água para três prédios públicos da Estrada de Santa Catarina, em Cezar de Souza, que eram atendidos por caminhões-pipa e começaram a ser abastecidos pela rede de distribuição: Escola Municipal Rural Prof. Margareth Unger Lamas Rosa, Centro de Controle de Zoonoses e Centro de Bem Estar Animal.

A obra integra a setorização da região leste, que está em andamento para melhorias no abastecimento naquela área da cidade. Com isso, os caminhões que atendiam as três unidades podem abastecer o Jardim Vieira.