Semae finaliza instalação de nova rede e abastecimento é retomado no Botujuru

09 mar 2021

Semae finaliza instalação de nova rede e abastecimento é retomado no Botujuru

Nova rede de água foi implantada na avenida Felipe Sawaya para melhoria do abastecimento no Botujuru (Foto: Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) finalizou, no final da tarde de segunda-feira (08/03), a instalação de uma nova rede de água na avenida Felipe Sawaya, no Botujuru, para melhoria do abastecimento do bairro. As intervenções integram o pacote de obras de setorização que estão sendo executadas pela autarquia na região leste da cidade. A setorização é uma divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água, agilizar manutenções e diminuir perdas. Com a conclusão da obra, o abastecimento, que havia sido interrompido pela manhã, foi retomado à tarde para a parte baixa do bairro e à noite na área alta (atendida por sistema de bombeamento).

A Divisão de Distribuição de Água do Semae informa que com a instalação dessa nova rede o bairro fica setorizado em duas zonas de abastecimento individualizadas, o que vai possibilitar a operação do sistema de bombeamento de forma independente. Na prática, quando houver a necessidade de interrupção no fornecimento de água para reparo em um setor de abastecimento, somente a área onde for realizado o serviço é que ficará sem água, e não mais o bairro todo.

Dessa maneira, parte do bairro continuará sendo abastecida normalmente, diminuindo o impacto de eventuais paradas no abastecimento, além de reduzir o consumo de energia elétrica e a incidência de vazamentos e perdas de água.

Além desse trabalho, o Semae também está implantando uma nova rede de abastecimento na rua Palestina, que tem como objetivo melhorar o abastecimento de regiões mais altas do Botujuru, como as ruas do Triunfo e José Mariano.

O trabalho inclui a instalação de medidores de vazão e válvulas de controle de pressão. O Semae explica que esses equipamentos possuem sistema de telemetria que possibilita acompanhamento à distância, o que ajuda a identificar problemas no abastecimento antes que causem transtornos aos consumidores.

A setorização da região leste é um investimento de R$ 6,7 milhões na área de abastecimento atendida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro. Os bairros abrangidos vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê.


OBRA DE SETORIZAÇÃO NO BOTUJURU

  • Como é hoje: as duas regiões do bairro (a baixa, abastecida por gravidade, e a alta, atendida por bombas) integram um único setor de distribuiSemae finaliza instalação de nova rede e abastecimento é retomado no Botujurução de água. Assim, quando uma região passa por manutenção ou outras intervenções, as duas áreas ficam sem água.
  • Como ficará: a implantação de uma nova rede dividirá Semae finaliza instalação de nova rede e abastecimento é retomado no Botujuruas duas áreas de abastecimento no bairro. Assim, com setores de abastecimento individualizados e operações independentes, qualquer intervenção que necessite interromper o abastecimento afetará apenas uma das regiões, em vez das duas.