Semae entrega equipamento de tratamento de esgoto, que será instalado no Parque Leon Feffer

13 set 2023

Semae entrega equipamento de tratamento de esgoto, que será instalado no Parque Leon Feffer

Diretor-geral do Semae, Francisco Cochi (terceiro da direita para a esquerda), e funcionários da autarquia fizeram a entrega do biodigestor que será instalado no Parque Leon Feffer (Divulgação/Semae)

O Semae realizou a entrega, na terça-feira (12/9), de um equipamento destinado ao processamento de matéria orgânica para tratamento de esgoto humano e animal no Parque Leon Feffer. Chamado de biodigestor, o sistema atenderá a base da Polícia Ambiental instalada no parque. Técnicos da autarquia já trabalham na instalação do biodigestor, que deve entrar em funcionamento nas próximas semanas.

O diretor-geral do Semae, Francisco Cochi Camargo, comentou que a instalação do biodigestor proporcionará uma melhor destinação dos resíduos: “Temos uma ótima parceria com a Polícia Ambiental e viemos aqui no Parque Leon Feffer pessoalmente realizar a entrega do biodigestor, que foi adquirido pelo Semae após um trabalho de pesquisa realizado pelos nossos técnicos. Agora vamos providenciar a instalação do sistema e em breve ele estará em funcionamento”, explicou Cochi.

Funcionamento

O biodigestor pode ser instalado em casas, empresas, condomínios, chácaras, sítios, fazendas, etc. O esgoto afluente entra pelo tubo e é levado até a parte inferior do tanque, onde as partículas sólidas ficam depositadas. Em seguida, ocorre a separação entre a parte sólida (que é decantada) e a parte líquida, que é conduzida até o filtro anaeróbio, seguindo um fluxo ascendente. A parte sólida retida entra em processo de digestão biológica através dos microrganismos presentes no próprio material coletado.

Este sistema é o único no mercado que une quatro benefícios em um único aparelho. Ele substitui o tanque séptico, filtro anaeróbio e o sumidouro, além de aumentar a eficiência de tratamento. Composto por microrganismos que aceleram o processo de degradação da matéria orgânica, o equipamento trata efluentes de maneira segura e ecologicamente correta, eliminando a contaminação do solo e, consequentemente, dos corpos de água.