Atualize seu cadastro!

Para ter acesso à todos os serviços online, precisamos que seu cadastro esteja atualizado. Clique aqui

Semae é representado em treinamento da Fundação Nacional de Saúde

30 nov 2022

Semae é representado em treinamento da Fundação Nacional de Saúde

Encontro realizado em Campinas foi uma troca de experiências e atualização de técnicos da área de tratamento de água (Foto: Divulgação)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes foi representado no mais recente treinamento promovido pela Superintendência de São Paulo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para apresentação do manejo e operação da Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água – um laboratório móvel onde podem ser realizadas análises de parâmetros básicos.

O encontro, realizado na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas, no final de novembro, foi uma troca de experiências e atualização de técnicos da área de tratamento de água, com relação à implantação das boas práticas, manutenção e limpeza de laboratório e análises laboratoriais de campo.

O treinamento foi ministrado pelo farmacêutico-bioquímico da Funasa, Osman de Oliveira Lira.

A autarquia de Mogi das Cruzes foi representada pelo encarregado de Controle de Qualidade do Tratamento de Água, Ivan Santos de Jesus. “A reunião técnica contribuiu para o aperfeiçoamento dos conhecimentos, tanto em relação às análises físico-químicas, quanto às bacteriológicas, ambas fundamentais para a verificação e controle da qualidade da água distribuída pelo Semae”, avalia o encarregado.

Houve também uma discussão sobre alguns artigos e parâmetros da nova Portaria 888/2021, do Ministério da Saúde, que define os procedimentos de garantia da qualidade da água para o consumo humano.

“Tratamos ainda da biossegurança relacionada ao ambiente de laboratório, tema fundamental quando manipulamos amostras de água bruta que possam conter patogênicos e causar danos à saúde dos técnicos que realizam os ensaios bacteriológicos”, destaca Ivan.

Na avaliação do encarregado, o treinamento também contribuiu para estabelecer uma aproximação entre o município de Mogi das Cruzes e a Funasa.