Semae e Infraestrutura fazem entrega oficial de sistema de esgoto do Botujuru

21 jul 2022

Semae e Infraestrutura fazem entrega oficial de sistema de esgoto do Botujuru

Secretaria de Infraestrutura apresenta detalhes do sistema de esgoto do Botujuru (Foto: Pedro Chavedar/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), concluiu o sistema de esgotamento sanitário do Botujuru. A entrega oficial foi realizada na manhã desta quinta-feira (21/07) pelo prefeito Caio Cunha e a vice, Priscila Yamagami Kähler, com o acionamento de uma das estações de bombeamento.

Para o pleno funcionamento do sistema, é necessário que os moradores construam as caixas de inspeção para posterior ligação na rede – funcionários do Departamento Comercial do Semae já iniciaram visitas às casas para passar as orientações (mais informações abaixo).

“A conclusão desta obra é algo muito significativo. O bairro esperava por isso há muitos anos. É uma conquista que não é nossa, mas dos moradores”, afirmou o prefeito. “Estamos muito felizes com esta entrega, que trará mais qualidade de vida para as pessoas”, completou a vice.

“O Semae está orientando a população quanto à construção das caixas de inspeção para fazermos as ligações das casas à rede. Dentro de duas semanas, pretendemos levar nossa Agência de Atendimento Móvel ao Botujuru para reforçar as orientações. O esgotamento sanitário é importante por ser uma questão de saúde pública e meio ambiente”, destacou o diretor-geral adjunto da autarquia, Michel Reche Beraldo.

A data e o endereço de atendimento da Agência Móvel serão divulgados com antecedência, garantindo amplo acesso aos interessados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, responsável pela obra, o sistema está 99% finalizado, restando apenas a ligação da energia elétrica de uma das estações de bombeamento, o que está previsto para ocorrer na próxima semana. A obra foi realizada pela Prefeitura e o Semae assume a operação do sistema.

Os secretários de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira e Leila Alcântara (adjunta), detalharam o investimento e a obra. O investimento foi de R$ 37,3 milhões na implantação de 56 quilômetros de redes de esgoto, sete estações elevatórias, 4.000 metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4.500 metros de coletores-tronco.

O sistema atende o Botujuru e parte de Cezar de Souza. O esgoto coletado será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza.

“A obra representará um ganho muito grande de qualidade de vida para a população e é um grande marco para os moradores”, destacou Silveira. “Até 2020, 60% da obra havia sido concluída. A partir de 2021, finalizamos cinco estações elevatórias e o restante da rede”, explicou Leila.

No Conjunto Jefferson, em Cezar de Souza, o sistema já estava em operação desde 2019, quando o Semae interligou a rede de esgoto, o que possibilitou a desativação da estação de tratamento do bairro – os efluentes passaram a ser enviados para a ETE Leste, com utilização de uma estrutura mais moderna.

Também participaram da entrega os vereadores Marcos Furlan (presidente da Câmara), Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão; Edson Santos; Johnross Lima; José Luiz Furtado; Juliano Botelho; Malu Fernandes; Maurino José da Silva, o Policial Maurino, Osvaldo Silva e Vitor Emori.

Caixa de inspeção
A caixa de inspeção de esgoto tem a função de fornecer acesso à tubulação, facilitando a manutenção e a desobstrução do ramal (ligação entre a rede e o imóvel). Deve ser construída na calçada (passeio).

Funcionários do Departamento Comercial do Semae iniciaram visitas às casas para passar as orientações.  A recomendação é que a caixa seja construída em 30 dias.

Para os imóveis já existentes, a ligação de esgoto não será cobrada – exceto para os imóveis que vierem a ser construídos no bairro após a implantação do sistema de esgotamento.

Tarifa
Após a vistoria final da autarquia, haverá inclusão da tarifa de esgoto, que será lançada em conta – esta tarifa se refere à cobrança do serviço de coleta e tratamento de esgoto, conforme tarifação dos serviços de abastecimento de água e de coleta de esgotos, estabelecida pelo Decreto Municipal nº 20.221/2021.

Regras que devem ser seguidas na construção da caixa de inspeção de esgoto:
• Não construa a caixa de inspeção com tijolo baiano. A construção deve ser feita com bloco, concreto ou pré-moldado, próximo à guia
• Utilize as dimensões 60 x 60 x 60 cm
• A caixa deve estar bem rebocada e limpa por dentro
• Construa a caixa de inspeção de esgoto nivelada na calçada
• É proibido lançar água de chuva e óleo na rede de esgoto (sujeito a multa)
• Não lacrar a tampa após a ligação (para eventuais manutenções futuras)

Dúvidas e mais informações pelo telefone 115