Semae conclui obras de redução de perdas e modernização do abastecimento em Cezar

06 jul 2021

Bairros beneficiados pela setorização leste vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, Cezar de Souza (foto), Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety (Foto: Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluiu as obras para redução de perdas e modernização da distribuição de água no Jardim das Bandeiras, Residencial Colinas e Morada do Sol. Nesses bairros do distrito de Cezar de Souza, a autarquia instalou válvulas de manobra e de descarga e equipamentos para controle de pressão e vazão; interligou novas redes de abastecimento; dividiu zonas de pressão, o que facilita a distribuição de água; fez testes de estanqueidade e telemetria (comunicação sem fio) de dados para o Centro de Controle Operacional do Semae.

A autarquia também detectou vazamentos não visíveis e localizou (com o uso de equipamento de detecção de massa metálica) válvulas de manobra que estavam enterradas e foram reintegradas ao sistema, entre outras ações. As intervenções incluíram o uso de um software de modelagem hidráulica para simular a operação do sistema de distribuição de água – programa que possibilita estudar e prever soluções para eventuais problemas na rede.

A setorização é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.

Com distritos de medição menores fica mais fácil identificar vazamentos para direcionamento mais rápido das equipes de manutenção. Além disso, com mais controladores de pressão, é possível manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações.

Os bairros beneficiados pela setorização leste são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê. O investimento total previsto é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

Atualmente, os serviços estão em andamento na Vila Nova Aparecida e Via Perimetral, onde está em implantação uma nova tubulação entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá – uma obra importante para aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade, que além do Jardim Maricá e Ponte Grande, inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó.