Semae apresenta trabalho de educação ambiental na Feira Nacional de Saneamento
23 out 2025
Apresentação abordou programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico” desenvolvido pelo Semae em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Divulgação/Semae)
O Semae Mogi das Cruzes apresentou, no último dia da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), nesta quinta-feira (23/10), suas ações de educação ambiental desenvolvidas com estudantes do município. A Fenasan foi realizada dos dias 21 a 23 de outubro, em São Paulo, e é considerada o maior evento de saneamento ambiental das Américas. Organizado pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), aborda a temática da gestão de resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública, saneamento urbano e geração de energia sustentável. O tema deste ano foi “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.
A apresentação do Semae foi o artigo “Projeto de Educação Ambiental Amigo da Água”, de autoria das servidoras da autarquia Juliana Fernandes Machado Calmon de Jesus (engenheira ambiental que fez a apresentação) e Jenifer Clarisse Pereira da Silva (técnica em saneamento). O artigo aborda o programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico” desenvolvido em Mogi das Cruzes pela Comissão de Educação Ambiental do Semae, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“O Semae foi destaque na Fenasan com nosso projeto de Educação Ambiental. Agradeço a toda equipe da autarquia que diariamente trabalha para levar educação ambiental e também mais qualidade de vida para as pessoas. É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli aperfeiçoar cada vez mais os nossos serviços”, afirmou o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, que prestigiou o evento.
O projeto foi criado no ano passado, por meio de um modelo-piloto desenvolvido inicialmente na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba, de abril a novembro. Mas o trabalho segue em 2025, quando foi ampliado e levado à Escola Municipal Monteiro Lobato, na Ponte Grande, e ao Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru.
O objetivo é sensibilizar e educar estudantes sobre temas como o ciclo da água e a distribuição da água no planeta, rio Tietê, poluição, tratamento de água, uso consciente, esgoto doméstico, reúso de água, drenagem e resíduos sólidos.
A Comissão de Educação Ambiental da autarquia também é formada pelos servidores Marli de Lima Cardoso, Matheus Mozart, Penha de Cássia Nogueira de Matos e Raphael Carlos dos Santos.

