Segunda oficina para levantamento técnico e saneamento rural é realizada no Itapeti

24 maio 2023

Objetivo das oficinas é apresentar benefícios do saneamento rural e ouvir demandas dos moradores (Divulgação/Semae)

A segunda oficina para levantamento técnico que servirá de base para um Plano Municipal de Saneamento Rural foi realizada na noite de terça-feira (23/05), na Associação dos Agricultores do Itapeti e com moradores e lideranças.  “O encontro reuniu uma comunidade organizada e com conhecimentos de práticas de saneamento. De colônia japonesa, e em sua maioria produtores de orquídeas, tivemos oportunidade de ouvir as demandas”, explica o engenheiro ambiental do Semae, Cristiano von Steinkirch de Oliveira. As oficinas terminam nesta quarta (24), com reuniões em Cocuera e Pindorama.

O objetivo das oficinas é apresentar os benefícios do saneamento rural e ouvir as demandas dos moradores.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade federal vinculada ao Ministério da Saúde, está elaborando o projeto “Levantamento Técnico para Orientação de investimentos em Saneamento Rural nos Municípios do Estado de São Paulo”, em parceria com a Fundação Vanzolini e prefeituras paulistas.

Mogi das Cruzes é uma das quatro cidades selecionadas no Estado para o desenvolvimento da metodologia utilizada no estudo e elaboração de um projeto-piloto.

Após o desenvolvimento do levantamento técnico nas cidades selecionadas, o produto final será a minuta de um Plano Municipal de Saneamento Rural que deve servir de referência para todo o país.

Desde o ano passado, um grupo de apoio da Prefeitura é encarregado pelo levantamento técnico e social em Mogi das Cruzes, sob a coordenação do Semae e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e com a participação de várias secretarias. A equipe assessora a Funasa (coordenadora-geral do projeto-piloto) e a Fundação Vanzolini (responsável pelo trabalho técnico).