Saúde e Semae realizam mutirão de vacina contra Gripe e Covid-19 para servidores da autarquia

01 jun 2023

Vacina protege contra gripe, doença que pode ter complicações graves (Foto: Julio Nogueira/Semae)

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes, em parceria com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), realizou, nesta quinta-feira (01/06), um mutirão de vacinação contra a Gripe e a Covid-19, para os servidores da autarquia. A gripe é uma doença que pode ter complicações graves, como pneumonia e broncopneumonia. É também causa frequente de descompensação de doenças crônicas e porta de entrada para infecções mais graves em crianças e idosos.

Desde o início de maio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem feito uma série de ações para facilitar o acesso dos munícipes à imunização contra a Gripe e Covid-19 em dias, horários e locais diferenciados. As equipes estiveram no Largo do Rosário, Terminais Rodoviários, Festa do Divino Espírito Santo e feiras-livres. Há, ainda, um trabalho de vacinação casa a casa em bairros mais distantes da Zona Rural.

Neste sábado (03/06), as doses serão aplicadas em 12 Postos de Saúde, das 9h às 14h, e equipes volantes percorrerão Chácara Santo Ângelo, Pindorama, Fazenda Cuiabá e Estrada da Moralogia.

A vacina contra a Gripe está indicada para qualquer idade a partir de 6 meses de vida. Para a Covid-19 podem ser aplicadas a Monovalente (para crianças a partir de 6 meses, adolescentes e adultos) como Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer; e a Bivalente (pessoas com 18 anos em geral ou adolescentes de 12 a 17 anos que tenham comorbidades, imunossupressão, gestantes ou puérperas).

Para receber a vacina Bivalente é necessário ter pelo menos 2 doses anteriores da vacina contra a Covid-19 e ter passado pelo menos quatro meses da última dose recebida.