Reuniões em Cocuera e Pindorama encerram ciclo de oficinas sobre saneamento rural

25 maio 2023

Objetivo das oficinas foi apresentar benefícios do saneamento rural e ouvir demandas dos moradores (Foto: Warley Kenji/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes encerrou, na quinta-feira (24/05), com reuniões na Associação dos Agricultores de Cocuera e na Associação Rural de Pindorama, o ciclo de oficinas para o levantamento técnico que servirá de base para um Plano Municipal de Saneamento Rural. Ao longo desta semana, foram realizados quatro encontros com moradores e lideranças para apresentar os benefícios do saneamento rural e ouvir as demandas dos moradores. As demais oficinas foram em Biritiba Ussu e Itapeti.

A iniciativa integra o projeto “Levantamento Técnico para Orientação de Investimentos em Saneamento Rural nos Municípios do Estado de São Paulo”, realizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade federal vinculada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Vanzolini e prefeituras paulistas.

Mogi das Cruzes é uma das quatro cidades selecionadas no Estado para o desenvolvimento da metodologia utilizada no estudo e elaboração de um projeto-piloto. O resultado do levantamento técnico nas cidades selecionadas será uma minuta de um Plano Municipal de Saneamento Rural que deve servir de referência para todo o país.

Em 2022, foi criado um grupo de apoio da Prefeitura que fica encarregado pelo levantamento técnico e social no município, sob a coordenação do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com participação de várias secretarias. Esta equipe assessora a Funasa (coordenadora-geral do projeto-piloto) e a Fundação Vanzolini (responsável pelo trabalho técnico).