Representantes da Ambev visitam Semae e conhecem captação e tratamento de água

23 mar 2022

Representantes da Ambev visitam Semae e conhecem captação e tratamento de água

Visitantes conheceram Estação de Captação e Estação de Tratamento de Água (Foto: Semae)

Um grupo de representantes da Ambev, uma das maiores empresas do País, visitou, na terça-feira (23/03), a Estação de Captação de água do Semae, às margens do Rio Tietê, e também a Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro, para conhecer a operação do sistema de dióxido de cloro e seus efeitos positivos no tratamento da água. O dióxido é um elemento químico utilizado pela autarquia e que age no pré-tratamento, melhorando a qualidade da água.

A visita foi acompanhada por funcionários da Ecolab, empresa responsável pelo fornecimento do dióxido. “O dióxido de cloro é um oxidante poderoso, que previne riscos de contaminação. Segundo a Ecolab, nosso gerador tem se tornado referência no Estado de São Paulo, o que é um motivo de orgulho para o Semae”, afirma o encarregado do setor de Produção de Água da Estação de Tratamento Centro, Flávio Alessandro de Oliveira.

O sistema de dióxido de cloro entrou em operação na Estação de Captação em 2018. O investimento foi de R$ 2,3 milhões na instalação do gerador de dióxido, tanques de estocagem, bombas de água para preparo da solução e aplicação, bombas de descarga de produtos químicos, painéis de força e de comando.

O dióxido gerado na captação é aplicado no início da adutora de água bruta, que de lá segue até a ETA Centro, para tratamento e distribuição da água.