Reforma triplicará capacidade de bombeamento de esgoto em estação do Semae em Jundiapeba

25 jun 2021

Reforma triplicará capacidade de bombeamento de esgoto em estação do Semae em Jundiapeba

Elevatória Indonésia é a principal unidade de bombeamento de esgotos de Jundiapeba; obra vai ampliar capacidade de operação (Foto: Semae)

As obras de readequações estruturais e melhorias nos sistemas elétrico, hidráulico e mecânico da Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, que estão sendo realizadas pelo Semae, chegam a 90% de execução. O investimento da autarquia, incluindo a construção de rede de recalque e muro de gabião, é de cerca de R$ 4,3 milhões. A reforma ampliará em quase três vezes a capacidade de bombeamento de esgoto: a vazão média passará dos atuais 50 litros por segundo para 140 litros por segundo, com capacidade máxima para até 270 litros por segundo (cinco vezes maior que a vazão atual). A elevatória é a principal unidade de bombeamento de esgotos de Jundiapeba.

Como já adotado em outras três elevatórias modernizadas (Dolores de Aquino, em Jundiapeba; Bambuzal, no Conjunto Toyama 2, e Oceania, no Jardim Aeroporto 2), o Semae passará a utilizar, na Indonésia, uma tecnologia inovadora para o bombeamento de efluentes, com bombas que ficam na superfície, facilitando a operação e a manutenção e melhorando as condições de salubridade e segurança.

Também está incluída na modernização a instalação de um triturador para evitar que materiais sólidos lançados na rede comprometam a operação, eliminando o lixo e partículas que poderiam interferir no funcionamento das bombas. As partículas são os materiais jogados de forma irregular no sistema de esgoto.

É comum as equipes responsáveis pela manutenção da rede retirarem das tubulações vários detritos como gordura solidificada, pedaços de madeira e de colchão, por exemplo. São materiais que jamais poderiam estar na tubulação de esgoto. O triturador é também uma alternativa à grade de retenção que tem de ser limpa constantemente para retirada de resíduos.

As estações elevatórias são estruturas importantes dentro do sistema de esgotamento sanitário. Elas fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto. Já a linha de recalque é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até uma unidade de tratamento.

Muro contra erosões
Além da reforma e modernização da estação, a autarquia também construiu no local um muro de proteção contra erosões para a tubulação que fará o encaminhamento do esgoto para tratamento. A estrutura é de gabião (malha de aço preenchida com pedras). O Semae já concluiu a primeira etapa e a fase final será licitada, num investimento previsto de R$ 389 mil.