Reforma de filtros do Semae trará mais eficiência e capacidade de tratamento de água

11 jun 2021

Reforma de filtros do Semae trará mais eficiência e capacidade de tratamento de água

Semae recebeu esta semana primeiro de seis filtros que estão sendo reformados para dar mais eficiência a processo de produção e distribuição de água potável (Foto: Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) recebeu esta semana o primeiro de seis filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro que estão sendo reformados para proporcionar mais eficiência ao processo de produção e distribuição de água potável. O investimento é de R$ 550 mil para reforma de seis filtros, com previsão de finalização até o final do ano.

Concluído este trabalho, as seis unidades terão um acréscimo na capacidade de tratamento, passando de 120 para 180 litros de água por segundo – um volume equivalente à capacidade média de tratamento de toda ETA Leste, no Socorro, por exemplo.

As unidades passam por substituição de ramais, difusores, crepinas (componentes para retenção de partículas sólidas) e demais elementos filtrantes, além de pintura própria para estruturas sujeitas a umidade constante.

A reforma dos filtros acompanha outras ações para melhorar a eficiência na operação da distribuição de água. Também na ETA Centro, o Semae concluiu recentemente a implantação de um novo sistema para aumentar a agilidade durante a limpeza dos decantadores (tanques utilizados para remoção de partículas sólidas).

O sistema é composto por três decantadores, com dois pontos de limpeza por jateamento cada um. Após as intervenções, passaram a ser cinco pontos por decantador.

“Com isso, o período necessário para executar a limpeza periódica dos decantadores ficou mais curto, ficando menos tempo de operação com vazão reduzida”, explica a diretora do Departamento de Operações do Sistema de Água da autarquia, Milena Forte.

Também foram realizados ajustes na operação de algumas bombas, resultando em pressões de abastecimento mais uniformes, mesmo nos períodos entre 10h e 15h (quando o consumo é mais intenso) e das 23h às 5h (que tem consumo bem abaixo da média).

Todo esse trabalho visa a minimizar as variações de pressão e vazão a que os 1.200 quilômetros de tubulação (extensão da rede de abastecimento de água do Semae) são submetidos, garantindo um fornecimento de água mais uniforme ao longo do dia.