Prefeitura realizará oficinas para levantamento técnico e saneamento rural

19 maio 2023

Prefeitura realizará oficinas para levantamento técnico e saneamento rural

Após levantamento técnico, produto final será minuta de um Plano Municipal de Saneamento Rural (Ney Sarmento/Arquivo PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza, na próxima semana (22 a 24/05), uma série de oficinas para um levantamento técnico que servirá de base para um Plano Municipal de Saneamento Rural. Desde o ano passado, um grupo de apoio técnico assessora a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Vanzolini na elaboração de uma proposta de investimentos em saneamento rural nos municípios – Mogi das Cruzes é uma das quatro cidades selecionadas no Estado de São Paulo para o desenvolvimento da metodologia utilizada no estudo e elaboração de um projeto-piloto.

As oficinas serão em Biritiba Ussu (22/05), Itapeti (23/05), Cocuera (24/05) e Pindorama (24/05) – veja programação abaixo. O objetivo das oficinas é apresentar os benefícios do saneamento rural e ouvir as demandas dos moradores.

O grupo de trabalho da Prefeitura encarregado pelo levantamento técnico e social é coordenado pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e conta com a participação de técnicos de várias secretarias.

A Funasa, entidade federal vinculada ao Ministério da Saúde, está elaborando o projeto “Levantamento Técnico para Orientação de investimentos em Saneamento Rural nos Municípios do Estado de São Paulo”, em parceria com a Fundação Vanzolini e prefeituras paulistas.

Após o desenvolvimento do levantamento técnico nas cidades selecionadas, o produto final será a minuta de um Plano Municipal de Saneamento Rural que deve servir de referência para todo o país.

Calendário das oficinas:

Bairro: Biritiba Ussu
Data: 22/05/2023
Horário: das 18h às 20h
Local: Associação dos Agricultores de Birita Ussu (Estrada Municipal Shibata, 10)

Bairro: Itapeti
Data: 23/05/2023
Horário: das 19h às 21h
Local: Associação dos Agricultores do Itapeti (Estrada Municipal São Bento do Lambari)

Bairro: Cocuera
Data: 24/05/2023
Horário: das 16h às 18h