Prefeitura inicia oficinas para levantamento técnico e saneamento rural

23 maio 2023

Prefeitura inicia oficinas para levantamento técnico e saneamento rural

Objetivo das oficinas é apresentar os benefícios do saneamento rural e ouvir as demandas dos moradores (Divulgação/Semae)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou, na noite de segunda-feira (22/05), a série de oficinas para levantamento técnico que servirá de base para um Plano Municipal de Saneamento Rural. A primeira dessas reuniões, realizada em Biritiba Ussu, reuniu técnicos da administração municipal, moradores e lideranças na Associação dos Agricultores do distrito. O objetivo das oficinas é apresentar os benefícios do saneamento rural e ouvir as demandas dos moradores.

“A proposta é fazer um levantamento técnico sobre água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos na zona rural, para que essas regiões agrícolas da cidade tenham, futuramente, um bom atendimento em saneamento”, explica o diretor-geral do Semae, Francisco Cochi de Camargo.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade federal vinculada ao Ministério da Saúde, está elaborando o projeto “Levantamento Técnico para Orientação de investimentos em Saneamento Rural nos Municípios do Estado de São Paulo”, em parceria com a Fundação Vanzolini e prefeituras paulistas.

Mogi das Cruzes é uma das quatro cidades selecionadas no Estado para o desenvolvimento da metodologia utilizada no estudo e elaboração de um projeto-piloto.

Após o desenvolvimento do levantamento técnico nas cidades selecionadas, o produto final será a minuta de um Plano Municipal de Saneamento Rural que deve servir de referência para todo o país.

Desde o ano passado, um grupo de apoio da Prefeitura é encarregado pelo levantamento técnico e social em Mogi das Cruzes, sob a coordenação do Semae e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e com a participação de várias secretarias. A equipe assessora a Funasa (coordenadora-geral do projeto-piloto) e a Fundação Vanzolini (responsável pelo trabalho técnico).

As demais oficinas serão nesta terça-feira (23/05), no Itapeti, e na quarta (24/05), no Cocuera e em Pindorama – veja programação abaixo.

Próximas oficinas:
Bairro: Itapeti
Data: 23/05/2023
Horário: das 19h às 21h
Local: Associação dos Agricultores do Itapeti (Estrada Municipal São Bento do Lambari)

Bairro: Cocuera
Data: 24/05/2023
Horário: das 16h às 18h
Local: Associação dos Agricultores de Cocuera (Rodovia Mogi-Salesópolis, 3.894)

Bairro: Pindorama
Data: 24/05/2023
Horário: 19h às 21h