Outubro Rosa: palestra a servidoras do Semae Mogi das Cruzes orienta sobre prevenção ao câncer de mama
22 out 2025

Médica enfatizou cuidados para obter diagnóstico precoce e, principalmente, reduzir possibilidade de surgimento da doença (Divulgação/Semae)
O Semae Mogi das Cruzes realizou, na tarde de terça-feira (21/10), uma palestra para servidoras da autarquia sobre cuidados com a saúde e prevenção ao câncer de mama. A médica de família, geriatra, acupunturista e homeopata Lorenlay Rachid explicou o que é o câncer e as formas de tratamento, mas enfatizou os cuidados para obter um diagnóstico precoce e, principalmente, reduzir a possibilidade de surgimento da doença.
“O câncer é a desestruturação de uma célula que começa a se multiplicar de forma desordenada. E ao contrário do que muitos acreditam, a genética não é o fator determinante. Por ano, a média de novos casos de câncer fica entre 70 mil e 75 mil, e a menor parte é por questões genéticas. A maioria está relacionada à forma de vida e ao ambiente, incluindo alimentação e modo de vida saudáveis”, alertou.
A médica também orientou sobre autoexame e listou fatores de risco. “Quem tem um corpo inflamado está dando terreno para o crescimento desordenado de células. Por isso, é importante evitar alimentos que inflamam, como o açúcar, por exemplo, evitar cigarros e bebidas alcoólicas e prevenir a obesidade, entre outros cuidados”, destacou a médica.
O diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, agradeceu a presença da profissional e das servidoras que acompanharam a palestra. “Cuidar da nossa saúde é se importar e cuidar também de quem a gente ama, de quem nos espera em casa. O conhecimento é fundamental, entendendo que a prevenção é a arma mais importante nessa batalha”, disse o diretor.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, criado nos Estados Unidos no início dos anos 90 e que se expandiu globalmente, com o objetivo de reduzir a mortalidade e aumentar o acesso a informações, exames e tratamentos.
A campanha reforça a necessidade de exames regulares e do autocuidado como formas de diminuir a mortalidade, unindo conscientização, prevenção, atividades físicas, cultura e solidariedade.
Em Mogi das Cruzes, a campanha começou em 1º de outubro e segue até o dia 31, com um mês repleto de atividades de prevenção, informação, cultura, esporte e de solidariedade, buscando conscientizar a população e fortalecer o apoio às entidades que acolhem pacientes em tratamento.
“O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um movimento de amor à vida. Estamos unindo forças para garantir prevenção, acolhimento e cuidado para todas as mulheres de Mogi das Cruzes. Nossa missão é salvar vidas por meio da informação, do diagnóstico precoce e do acesso aos exames”, afirma a prefeita Mara Bertaiolli.
No link abaixo, veja a programação dos próximos eventos:
https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/agenda-da-cidade/evento/outubro-rosa-2025