Obras de redução de perdas e modernização do abastecimento seguem na região leste

21 jun 2021

Bairros beneficiados pela setorização leste vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, Cezar de Souza (foto), Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety

As obras do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) para redução de perdas de água e modernização do abastecimento seguem esta semana em mais quatro bairros da região leste da cidade: Botujuru, Jardim Maricá, Vila Oroxó e Vila Suíssa. A autarquia segue com os trabalhos de assentamento e interligação de redes e instalação de válvulas.

A maioria dos serviços não deverá afetar o abastecimento nos bairros abrangidos, exceto paradas curtas de segunda a quinta-feira, em pontos e horários específicos, conforme programação abaixo. Por serem interrupções de curta duração, quem tem caixa d’água não sentirá os efeitos da paralisação.

A setorização é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.

Os bairros beneficiados pela setorização leste são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê.

O investimento total previsto nas obras de setorização da região leste é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

A setorização possibilita um maior controle do fluxo de água no sistema de abastecimento público. Com isso, há um aperfeiçoamento do fornecimento de água e no gerenciamento de pressão, agilidade nas manutenções e diminuição de perdas.

Além da setorização, a autarquia também está reestruturando a área de abrangência das regiões abastecidas por sistemas de bombeamento. Desta forma, é possível abastecer a mesma quantidade de consumidores com menor consumo de energia elétrica.

Mesmo com todos esses investimentos, o Semae alerta que é necessário o apoio dos clientes para o uso racional da água. A autarquia também reforça a recomendação para que cada imóvel mantenha sua caixa d’água em bom estado, para que os moradores não sofram o impacto de possíveis intermitências no abastecimento para a realização de reparos e outras intervenções no sistema de distribuição.

Sobre a importância de ter um reservatório, veja informações no link abaixo:
Semae orienta moradores a instalar caixa d’água em casa

PROGRAMAÇÃO DE OBRAS DE SETORIZAÇÃO (21 A 25 DE JUNHO)

Segunda-feira (21/06)
1.    Serviço: interligação de redes na rua Theodomiro Ferreira Gomes (Jardim Maricá)
Impacto: pausa no abastecimento pelo período de uma hora (das 10h às 11h), de abrangência parcial (apenas na parte alta do Jardim Maricá)

Terça-feira (22/06)
1.    Serviço:
 interligação de redes na rua Theodomiro Ferreira Gomes (Jardim Maricá)
Observação: quem tem caixa d’água em casa não sentirá os efeitos da paralisação

2.    Serviço: instalação de válvula na rua Mem de Sá (Jardim Maricá)

Quarta-feira (23/06)