Novo reservatório do Semae amplia disponibilidade de água na região do Jardim Maricá

28 jul 2021

Com capacidade para 540 mil litros de água, reservatório amplia disponibilidade hídrica para região do Jardim Maricá (Foto: Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluiu mais uma etapa das obras de setorização, redução de perdas e modernização do abastecimento da região leste da cidade com o início da operação, na terça-feira (27/07), do novo reservatório Água Marinha, no Jardim Maricá. Com capacidade para 540 mil litros de água, o equipamento amplia a disponibilidade hídrica para a região.

“Outra vantagem é que este novo reservatório nos permitiu desativar a estação elevatória que bombeava água para a parte alta do bairro. Isso reduz o consumo de energia elétrica e, no longo prazo, diminuirá também os custos que seriam destinados à manutenção da elevatória”, explica Wagner de Carvalho Moraes, da Divisão de Distribuição de Água da autarquia.

O investimento integra a setorização do abastecimento da região leste de Mogi das Cruzes, que é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.

Com distritos de medição menores fica mais fácil identificar vazamentos para direcionamento mais rápido das equipes de manutenção. Além disso, com mais controladores de pressão, é possível manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações.

Os bairros beneficiados pela setorização leste são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê. O investimento total previsto é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

Atualmente, os serviços estão em andamento em Cezar de Souza e na avenida Lothar Waldemar Hoehne (Via Perimetral), onde está em implantação uma nova tubulação entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá – uma obra importante para aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade, que inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó.Voltar