Mogi das Cruzes segue com bons indicadores em saneamento

20 mar 2023

Mogi das Cruzes segue com bons indicadores em saneamento

Estação de Tratamento de Esgoto do Semae, em Cezar de Souza (Divulgação/PMMC)

Entre as 100 maiores cidades brasileiras, Mogi das Cruzes está no 56º lugar no mais recente Ranking de Saneamento 2023, elaborado pelo Instituto Trata Brasil e divulgado nesta segunda-feira (20/03). O estudo tem como base os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com a situação dos serviços de água e esgoto no país em 2021, como indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos.

Mogi segue com bons indicadores, que a colocam à frente de várias capitais, como Florianópolis (59ª), Aracajú (66ª), Natal (73ª), Fortaleza (77ª) e Recife (78ª), entre outras.

Para melhorar de forma constante os índices, o Semae vem investindo na melhoria e ampliação dos serviços de saneamento. Em 2022, foi entregue o esgotamento sanitário do Botujuru e parte de Cezar de Souza, com investimento de R$ 37,3 milhões. Atualmente, o município executa uma obra de esgotamento sanitário em Jundiapeba. O investimento é de R$ 9,5 milhões. Os trabalhos são gerenciados pela Prefeitura e, após a conclusão, o Semae assumirá a operação do sistema.

Está em andamento a instalação do sistema de esgotamento sanitário no Parque das Varinhas. O investimento total será de R$ 11,8 milhões e beneficiará quase 3 mil moradores do bairro, que fica no distrito de Jundiapeba. Do total que será investido, R$ 10,5 milhões são recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), após aprovação de projeto elaborado pelo Semae, e mais R$ 1,3 milhão da própria autarquia, como contrapartida.

A autarquia também iniciou a construção de coletor-tronco de esgotos que atenderá mais de 4.400 moradores da região da Praça Deputado Paulo Kobayashi (conhecida como Praça do Oito), no Parque Santana. O investimento total será de R$ 846.369,94, sendo R$ 740.423,95 também em recursos do Fehidro, e contrapartida de R$ 105.945,99 da autarquia.

O projeto prevê a implantação de 1.060 metros de coletor, da Praça do Oito até um ponto da rua Lara, onde se conectará ao sistema existente e que encaminha o esgoto coletado para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano.

Viva Mogi
O saneamento também e um dos eixos do Viva Mogi, que é um amplo projeto de investimento em intervenções urbanísticas, de mobilidade e meio ambiente, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Na área de saneamento, está em andamento a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, num investimento de R$ 32,6 milhões. O projeto com recursos do CAF também prevê instalação do Coletor Lavapés e Corvos, construção e reformas de estações elevatórias de esgotos e redes de recalque.

Obras de abastecimento de água em andamento:
Sistema de Abastecimento de Água Vila Moraes: Investimento de R$ 14,3 milhões. Previsão de início de operação neste primeiro semestre de 2023.

Sistema de Abastecimento de Água Vila Oroxó: Investimento de R$ 4,1 milhões. Previsão de início de operação neste primeiro semestre de 2023.

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Vila Suíssa: construção de mais um reservatório, de 2,5 milhões de litros, por meio de uma contrapartida da iniciativa privada devido à implantação de novas unidades habitacionais na região. Investimento de R$ 8,5 milhões (da iniciativa privada).

Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Vila Nova Aparecida: construção de mais um reservatório, de 2 milhões de litros, por meio de uma contrapartida da iniciativa privada devido à implantação de novas unidades habitacionais na região. Investimento de R$ 2 milhões (da iniciativa privada).

Obras de coleta e tratamento de esgoto em andamento:
Esgotamento sanitário em Jundiapeba: R$ 9,5 milhões, com recursos do governo federal. Os trabalhos são gerenciados pela Prefeitura e, após a conclusão, o Semae assumirá a operação do sistema.

Sistema de esgotamento sanitário no Parque das Varinhas: investimento de R$ 11,8 milhões, sendo R$ 10,5 milhões são recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e R$ 1,3 milhão da própria autarquia, como contrapartida.

Construção de coletor-tronco de esgotos Parque da Cidade: investimento de R$ 846.369,94, sendo R$ 740.423,95 do Fehidro e contrapartida de R$ 105.945,99 da autarquia.

Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Municipal: pelo programa Viva Mogi, que é um amplo projeto de investimento em intervenções urbanísticas, de mobilidade e meio ambiente, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), está em andamento a ampliação da capacidade da ETE) de Cezar de Souza. Investimento de R$ 32,6 milhões.

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazenda Rodeio: contrapartida da iniciativa privada devido à implantação de novas unidades habitacionais na região. Obra está em fase de testes, interligação da rede de esgoto e construção de emissário de esgoto. Investimento de R$ 23 milhões (da iniciativa privada).