Estação de bombeamento de esgoto é vandalizada em Jundiapeba; criminosos furtaram equipamentos

12 maio 2023

Estação de bombeamento de esgoto é vandalizada em Jundiapeba; criminosos furtaram equipamentos

Atos de vandalismo e furto de equipamentos paralisaram o funcionamento da Estação Elevatória de Esgotos Dolores de Aquino, em Jundiapeba, o que pode provocar sobrecarga no sistema e, consequentemente, entupimentos na rede e vazamento de esgoto. O local invadido é fechado e possui concertinas (telas de arame cortante) e alarme, mas o sistema é constantemente danificado por vândalos. A equipe de manutenção eletromecânica do Semae trabalha para solucionar o problema o mais rápido possível.

A autarquia fará o registro da ocorrência no distrito policial, mas pede apoio da população para que denuncie qualquer atitude suspeita à polícia (telefone 190) ou à Guarda Municipal (153).

As estações de bombeamento de esgoto de Jundiapeba funcionam de maneira interligada, conduzindo o esgoto para o coletor-tronco localizado na avenida Guilherme George que, na sequência, encaminha os efluentes para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano.

O Departamento de Operação do Sistema de Esgotamento Sanitário acompanha os trabalhos de reparo na estação Dolores de Aquino. “Infelizmente, este tipo de crime vem acontecendo com certa frequência e prejudica nosso sistema de coleta e tratamento de esgoto. Nossas equipes estão atentas para eventuais vazamentos na rede, devido à paralisação da unidade de bombeamento”, explica o diretor do departamento, Anderson Amorim.

As estações elevatórias são estruturas importantes dentro do sistema de esgotamento sanitário. Elas fazem o bombeamento de esgoto de redes profundas para um nível mais alto, numa linha de recalque, que é a tubulação que conduz os efluentes da elevatória até um ponto a partir do qual possa seguir por gravidade até a unidade de tratamento.