Câmara aprova adequações na estrutura administrativa do Semae

12 jul 2023

Câmara aprova adequações na estrutura administrativa do Semae

Aprovação promove alterações na estrutura administrativa da autarquia, como adequações técnicas na descrição das atribuições de alguns cargos (Foto: Julio Nogueira/Semae)

A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão de terça-feira (11/07), o Projeto de Lei Complementar 03/2023, de autoria da Prefeitura, que promove alterações na estrutura administrativa da autarquia, como adequações técnicas na descrição das atribuições de alguns cargos, criação de cargos e exclusão de outros, considerados ultrapassados – vagos e sem utilização.

Com isso, o Semae se adequa às exigências da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questionava a ausência de descrição das atribuições de diferentes cargos na Lei 6.852/2013, que estrutura a autarquia.

O diretor-geral do Semae, Francisco Cochi Camargo, que na sexta-feira (07/07) esteve no Legislativo para detalhar a proposta, agradece o apoio dos vereadores e enfatiza o diálogo entre os poderes.

“A reunião que tivemos na Câmara para explicar a proposta serviu para esclarecer todas as dúvidas dos parlamentares, o que mostra a importância de estarmos à disposição, de forma transparente”.

Como exemplo de adequação técnica, está a descrição das competências, antes atribuídas ao setor e que, pelo projeto de lei, serão vinculadas ao cargo.

Cochi Camargo explica que não se trata de profundas mudanças na estrutura. “Não alteraremos nada no que foi constituído o Semae, com exceção aos cargos que se tornaram obsoletos”.

Com a aprovação do projeto de lei, serão extintos os cargos de agente de serviços externos, eletricista de alta e baixa tensão, escriturários, reparador de hidrômetros e vigilante patrimonial.

Terão mudança de nomenclatura os cargos de advogado (passará a ter a nomenclatura “procurador jurídico”), coordenador jurídico (que passará a ser “procurador chefe”) e operador do sistema de tratamento (mudará para “técnico de operação do sistema de tratamento”).

Os cargos criados serão técnico de controle e automação, encarregado judicial e extrajudicial e agente de contratação. O impacto financeiro mensal total dos novos cargos só ocorrerá após processo de concurso público (no momento, sem previsão) e efetiva contratação, mas a estimativa, em valores atuais, é de R$ 80,1 mil.

Na reunião realizada na sexta-feira, a vereadora Inês Paz parabenizou a iniciativa do projeto e a realização do debate. “Agradeço a realização da reunião, ao vereador Johnross que a convocou, ao diretor do Semae e equipe e a todos que estão aqui. É muito importante fazermos este debate”.

“Acredito que o impacto financeiro será comportado tranquilamente pela autarquia, na folha de pagamento”, afirmou, na ocasião, o parlamentar Vitor Emori.

“Gostaria de parabenizar o diretor pelo bom relacionamento entre o Semae e a Câmara e por esse projeto, que é também um anseio dos servidores”, destacou o vereador Francimário Vieira Farofa, também durante a reunião que discutiu o projeto.