Abastecimento de água é normalizado após tempestade e queda de energia; em alguns bairros pode ocorrer intermitência

19 jan 2022

Abastecimento de água é normalizado após tempestade e queda de energia; em alguns bairros pode ocorrer intermitência

Semae recomenda instalação de caixa d'água e uso consciente do volume armazenado

A forte chuva que atingiu Mogi das Cruzes na tarde de terça-feira (18/01) causou queda de energia em vários pontos da cidade e paralisou o funcionamento de bombas do sistema de abastecimento de água em algumas regiões. O serviço foi restabelecido ao longo da noite e madrugada desta quarta-feira (19/01), mas ainda pode ocorrer intermitência no Jardim Aracy e na região abastecida pelo reservatório da Vila Pomar: Conjunto Thaysa, Vila Brasileira, Vila Melchizedec, Vila Pomar e Vila São Sebastião. O Semae recomenda economia de água.

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes informa que entre as 7h da terça-feira (18/01) às 7h desta quarta (19/01) foram registrados 63,7 mm de chuva, de acordo com a medição realizada na estrutura do DAEE, na Ponte Grande. As precipitações se concentraram a partir das 17h, em um período de cerca de 40 minutos – volume muito alto em curto espaço de tempo. O nível do rio Tietê, no mesmo ponto, é de 2,58 metros.

A queda generalizada de energia, que afetou o sistema de bombas do Semae, também prejudicou o funcionamento de semáforos de várias regiões da cidade, como o Centro e bairros próximos, além dos distritos de Cezar de Souza, Braz Cubas e Jundiapeba.

Agentes municipais de trânsito foram deslocados para pontos estratégicos para orientar o trânsito e a situação voltou ao normal a partir das 19 horas, quando o fornecimento de energia começou a ser retomado.


Importância da caixa d’água
Mesmo nos pontos onde houve paralisação das bombas, na terça-feira, os moradores que têm caixa d’água não tiveram qualquer impacto na rotina – o que reforça a importância de instalação de um reservatório em casa.

A recomendação é de uma reserva de 200 litros para cada morador. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa d’água com capacidade para, pelo menos, mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água pela rede.

Para mais informações sobre o abastecimento, o telefone do Semae é o 115.