Estudantes de agronegócio de Biritiba Mirim participam do Semae de Portas Abertas
26 jun 2026
Nos últimos meses, Semae recebeu estudantes de escolas de outras cidades (Foto: Julio Nogueira/Semae)
Novamente, escolas de outros municípios demonstram interesse em conhecer o processo de tratamento de água com a visita monitorada do Semae de Portas Abertas. Na quinta-feira (25/06), foi a vez de alunos do curso técnico de Agronegócio da Escola Estadual Professor Adhemar Bolina, de Biritiba Mirim.
Os estudantes conheceram as diferentes fases e equipamentos do processo que transforma a água bruta – captada no rio Tietê – em água potável: coagulador, floculador, decantador e filtros, além das etapas biológica e química – que eliminam as impurezas – e adição de flúor.
“Por ser moradora de Mogi das Cruzes, eu já conhecia o Semae, mas soube pela internet desse programa de visitas e decidi trazer os alunos para que entendessem a importância do tratamento de água para o agronegócio”, explica a professora Maria das Graças Paulo.
“Minha disciplina é Gestão de Qualidade e os alunos farão um relatório sobre esta visita, abordando o controle de qualidade do tratamento da água”, completou o também professor Remo Palerni Júnior.
Nos últimos meses, além das unidades de ensino de Mogi das Cruzes, a autarquia recebeu estudantes de escolas de São Paulo e do Senac Guarulhos Faccini (de curso em parceria com Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região – Condemat+).
Agendamento
Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita podem ligar para 4798-5715, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.
As visitas ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 8h45, com duração aproximada de 45 minutos e até 25 visitantes por turma.

