Concurso Público 2024

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Dúvidas Frequentes

1. Primeira ligação de água/esgoto

Você deve comparecer presencialmente ao SEMAE com os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e documento do imóvel (contrato de compra, escritura ou IPTU).

2. Já tenho uma ligação. Como faço para solicitar outra?
Se o imóvel tiver outra construção ou unidade independente, é possível solicitar uma nova ligação. É necessário apresentar RG, CPF, escritura do imóvel, IPTU, planta do imóvel (se houver) ou comprovante de endereço com complemento.

3. Alteração de titularidade (colocar a água em seu nome)

É necessário apresentar RG, CPF, contrato de locação ou escritura, e uma conta recente. O procedimento pode ser feito online ou presencialmente.

4. Encerramento de titularidade (tirar a água do seu nome)
Apresente RG, CPF e um documento que comprove a saída do imóvel (rescisão de contrato, venda, etc.). O procedimento pode ser feito online ou presencialmente.

5. Dívida ativa – como pagar?
É necessário entrar em contato pelos canais de atendimento ou comparecer pessoalmente para solicitar a atualização dos débitos.

6. Parcela do acordo em atraso.

segunda via da parcela atualizada pode ser emitida pelos canais de atendimento:

7. Conta alta – contestação
Solicite a contestação apresentando cópia da conta, fotos do hidrômetro tiradas no dia e dados do imóvel. Poderá ser realizada vistoria técnica.

8. Vazamento interno – como conseguir desconto?
É necessário abrir uma solicitação de revisão, apresentando a conta questionada, recibo ou nota fiscal do material utilizado para o conserto do vazamento e se possível, fotos do hidrômetro e do consumo. A solicitação será encaminhada para análise do setor responsável.

9. Pagamento em duplicidade – restituição
O procedimento é feito automaticamente na próxima conta. Caso não ocorra em até 60 dias, o titular deverá comparecer ao atendimento presencial ou via WhatsApp com os dois comprovantes de pagamento. A restituição será analisada e poderá ser abatida ou devolvida.

10. Imóvel vago – parar de gerar conta
O titular pode solicitar a suspensão após o pagamento da taxa e das contas pendentes. O procedimento pode ser solicitado presencialmente ou via WhatsApp.
Obs.: O imóvel deve estar vago para que a ligação seja inativada.

11. Esgoto retornando para dentro do imóvel
Entre em contato pelos canais de atendimento do SEMAE com CPF ou cadastro para envio de equipe técnica.

12. Vazamento de água na rua ou calçada
Entre em contato pelos canais de atendimento do SEMAE, informando a localização exata e um ponto de referência para o envio da equipe técnica.

13. Tampa de ferro solta ou danificada na rua
Entre em contato pelos canais de atendimento do SEMAE, informando a localização exata e um ponto de referência para que a equipe realize a correção.